Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Bento Gonçalves lança edital para construção da usina de resíduos sólidos

por Isadora Helena Martins

As empresas interessadas na execução do projeto terão 45 dias para apresentar suas propostas

Foto: José Martim Stefanon/Prefeitura de Bento Gonçalves

A prefeitura de Bento Gonçalves apresentou na tarde desta terça-feira (24), no auditório da Famurs em Porto Alegre, os detalhes do edital que vai selecionar a empresa responsável pela construção da usina de resíduos sólidos no município. A prefeitura vai ceder o terreno para que os empreendedores construam e administrem o local pelo prazo de até 35 anos. As empresas interessadas na execução do projeto terão 45 dias para apresentar suas propostas e o prazo para conclusão da obra é de um ano.

O projeto da usina de tratamento e eliminação dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) será implementado no formato de Parceria Público-Privada. A proposta de transformar os resíduos em energia alternativa é exclusiva neste modelo e também será a primeira no Rio Grande do Sul.

Elaborado pela PLANEX S/A, o documento é resultado de um período de consulta pública, a partir de apresentações e debates com a população. Segundo o consultor independente de engenharia da empresa, João de Almeida Coelho, a energia gerada neste processo será suficiente para cumprir a necessidade de todo o município. Até o primeiro semestre de 2019, todo o lixo orgânico produzido pela população deverá ser destinado para a usina.

Bento Gonçalves produz, em média, 110 toneladas de lixo por dia. Hoje, os materiais orgânicos são transportados por caminhões até o aterro sanitário de Minas do Leão, que fica a cerca de 180 quilômetros da cidade. Além da economia de R$ 250 mil por mês em transporte e destinação do lixo, o empreendimento ampliará o cuidado e o desenvolvimento de tecnologias eficientes na área ambiental. Em operação, a usina criará novas oportunidades de trabalho e aumentará a receita municipal com a comercialização da energia gerada através da transformação dos resíduos em gás, combustível ou outras substâncias industrializadas.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais