Após negociações, comerciários conquistam reajuste e novo piso salarial
Baixar ÁudioO piso da categoria ficou em R$ 1.977,55, acima do piso mínimo regional, que foi definido em maio pelo governo estadual
O Sindicomercários de Lagoa Vermelha fechou acordo salarial 2026 com reajuste de 5,35%, valor equivalente ao INPC mais quase 2% de ganho real, para a categoria, com data-base em março. O piso da categoria ficou em R$ 1.977,55, acima do piso mínimo regional, que foi definido em maio pelo governo estadual. O pagamento do salário já corrigido começa em junho, e os valores retroativos referentes a março, abril e maio serão quitados em duas parcelas: julho e agosto.
Segundo a presidente Jaciele Klaus, as negociações foram tranquilas, sem conflitos, e mantiveram todas as cláusulas e direitos anteriores. A proposta do Sindilojas de ampliar o expediente para todos os sábados à tarde não foi aceita, já que a entidade defende a redução de jornada e não o aumento. A convenção já está válida e aguarda apenas publicação no Ministério do Trabalho e Emprego.
Advogado do sindicato patronal, Emerson Rodrigues explica que o acordo vale para lojas, comércio geral e setor logístico; supermercados, farmácias e padarias têm negociação própria, em nível de federação, ainda pendente — principalmente por causa da proposta federal de fim da escala 6 por 1. A discussão sobre abertura aos domingos existe, mas depende de estudo e aprovação em assembleia de cada lado.
Comentários