Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Administração de Carlos Barbosa realiza mapeamento da superfície do município

por Ivan Sgarabotto

O trabalho servirá como base para planejamentos urbanos, territoriais e ambientais

Foto: Silvia Dalcin Dalmas

Em breve, Carlos Barbosa será um dos poucos municípios do Brasil a ter um estudo aprofundado acerca do seu território. Desde 2014, está em execução o projeto de implantação do SIG (Sistema de Informações Geográficas), que tem como objetivo mapear toda a superfície de Carlos Barbosa. A ação está sendo realizada pelas secretarias da Fazenda e do Meio Ambiente e Planejamento Urbano e, neste mês, foi finalizada mais uma etapa do trabalho.

Por meio do projeto, será possível obter imagens em alta resolução de toda superfície da cidade, com grande precisão de detalhes da vegetação, ruas, rios, etc, sem que seja necessário ir a campo para verificar. O trabalho servirá como base para planejamentos urbanos, territoriais e ambientais.

A ação iniciou com o georreferenciamento, ainda em 2014. Foi executada em novembro a aerofotogrametria, técnica que realiza fotografias áreas dos limites do município utilizando um avião bimotor Seneca, laser e câmera fotográfica especial. Recentemente, uma equipe da Administração esteve no aeroporto de Caxias do Sul para conhecer a tecnologia usada neste trabalho.

A próxima etapa é a montagem de um software, com as imagens registradas com a aerofotogrametria para poder trabalhar com as fotos como se fossem em 3D. A previsão para a conclusão do projeto é final de 2017.

O último levantamento feito no município foi em 1992, com uma tecnologia muito inferior em relação a usada hoje em dia. Nos Estados Unidos, 99% dos municípios possuem mapeamento com esta mesma tecnologia – no Brasil, apenas 1% dos municípios.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais