Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Prefeitura de Caxias busca recursos para construir 400 casas populares

por Jeferson Ageitos

Município vai tentar recursos com a União; investimento inicial será de aproximadamente R$ 40 milhões

Foto: Daniel Rodrigues

Este ano, a Secretaria da Habitação de Caxias do Sul entregou 53 casas populares à famílias de baixa renda cadastradas em programas habitacionais. E a fila segue grande. Cerca de nove mil famílias esperam moradia no maior município da Serra. São dados do Censo 2014 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), usados pela gestão municipal para organizar as políticas públicas do setor.

De acordo com o secretário municipal da Habitação, Elisandro Fiuza, até o fim de 2018, a Prefeitura pretende concluir o projeto que viabiliza a construção de 400 unidades habitacionais. Em janeiro de 2019, será possível fazer a licitação que trata sobre a infraestrutura. O investimento inicial será de aproximadamente R$ 40 milhões e o Município vai tentar recursos com a União.

Por isso, segundo o secretário, não é possível prever quantas unidades serão entregues, até dezembro de 2020, quando o mandato do prefeito Daniel Guerra (PRB) termina. “Estamos atravessando um momento muito difícil na economia. Nós temos que nos reinventar para que possamos (de certa forma, pelo menor número que seja) trabalhar na redução desse déficit habitacional”, aponta Fiuza.

Este ano, a Secretaria da Habitação também disponibilizou materiais de construção (pregos, madeira, tijolos, areia, parafusos, cimento e telhas) para 240 pessoas, o dobro em relação ao mesmo período de 2017. Além disso, entregou 53 Kits Casa para pessoas em situações de risco e precariedade habitacional. O kit contém os materiais necessários para construção de uma moradia completa de 39m². Neste caso, a prefeitura não disponibiliza a mão de obra.

Essa semana, Guerra sancionou a lei que prevê a renegociação das dívidas de quem comprou casas pelo programa habitacional Fundo da Casa Própria (Funcap). “Isso também é resguardar essas pessoas de poder continuar nas suas moradias e condicionar elas a quitarem suas dívidas”, afirma o secretário.

Ouça a entrevista completa no podcast ao lado.

As famílias que precisam de auxílio para moradia e construção da casa própria podem procurar a Secretaria da Habitação, na rua Alfredo Chaves, no térreo da Prefeitura. O atendimento é feito todas as quintas-feiras, das 10h às 16h, por ordem de chegada.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais