Região busca explicações sobre atraso na liberação de voos no Aeroporto Lauro Kortz
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Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini
Aeroporto Regional Lauro Kortz de Passo Fundo: até quando? Essa é a pergunta que o setor empresarial da região está fazendo. Isso porque o local está com operações paralizadas há meses, em função das obras de melhorias - algumas delas já finalizadas. O Sinduscon - sindicato que envolve o segmento da construção civil, está liderando uma campanha que busca mobilizar a sociedade em torno desta temática e, assim, pressionar o governo, visando a conclusão da reforma.
Leonardo Gehlen, presidente da entidade, lembra que as obras do aeroporto iniciaram em novembro do ano passado, ocasião em que havia a expectativa da liberação da pista para pousos e decolagens - embora no terminal antigo - para maio deste ano. Porém, esse prazo vem sendo adiado mesmo com a construção da nova pista já concluída. "Vemos com preocupação a lentidão e a falta de uma definição concreta sobre este assunto", diz o gestor. Desde o início das obras, as companhias Azul e Gol suspenderam os voos para São Paulo e outros destinos nacionais.
Em julho, o engenheiro responsável pelo projeto explicou para a imprensa regional, que foi feita a pavimentação, drenagem e a sinalização da pista e que com a instalação dos equipamentos de auxílio aos pilotos, que vieram da Itália, a mesma ficaria utilizável, restando a análise e liberação por parte dos órgãos responsáveis pelo setor de aviação. Conforme o profissional, a finalização das outras melhorias, como o terminal de passageiros e a casa de suporte para os aviões, está prevista para o final do ano.
Conforme o gestor, uma equipe da Agência Nacional de Aviação Civil - Anac realiza nesta semana a vistoria técnica do Aeroporto Lauro Kortz de Passo Fundo. Essa vistoria já estava prevista para ocorrer e as equipes analisam, neste momento, as mudanças na infraestrutura do aeroporto, que passa ainda por obras. Esta etapa, segundo a Anac, é fundamental para a sequência que vai liberar o espaço para pousos e decolagens. Oficialmente o aeroporto segue com impedimento de operações até o dia 31 deste mês. Mesmo com uma possível liberação de pista, as obras gerais só devem encerrar no final de dezembro.
O cronograma geral da obra, conforme já divulgado, prevê reformas no pátio das aeronaves, que passará a comportar de quatro a cinco aviões - o dobro da capacidade inicial, e um novo terminal de passageiros, que passará dos atuais 300 metros quadrados para mais de 2 mil metros quadrados, incluindo edificações acessórias. O terminal deve passar de 300 para dois mil metros quadrados, com estimativa de atender de 25 a 30 mil passageiros por mês. Com isso, o Lauro Kortz passará a ser o segundo maior aeroporto do Rio Grande do Sul. Os recursos investidos são oriundos da Secretaria Nacional de Aviação Civil, com contrapartida de R$ 7,5 milhões do governo do Estado.
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