Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Pesquisa de acadêmico caxiense estabelece relação entre o trabalho e o suicídio em Caxias do Sul

Baixar Áudio por Beverli Rocha

Aluno de Administração concluiu estudo em julho

Geder Weber realizou estudo em Caxias do Sul
Foto: Divulgação

 

Aproveitando o período de diálogo sobre a temática da prevenção ao suicídio, a Faculdade Murialdo socializa a realização do estudo “Suicídio e trabalho: estudo com jovens trabalhadores de Caxias do Sul”, desenvolvido pelo acadêmico do curso de Administração da Faculdade Murialdo Geder Evando Gomes Weber, orientado pelo professor Ulisses Bisinella, filósofo, e co-orientado pela professora  Gênesis Sobrosa, psicóloga, dentro das ações do Núcleo de Iniciação Científica da Instituição. A pesquisa procurou identificar o impacto da atividade e ambiente laboral no fenômeno do suicídio.

O estudo, que foi desenvolvido ao longo de 18 meses, recebeu 245 respostas de um questionário aplicado a jovens trabalhadores de Caxias do Sul com faixa etária entre 15 e 29 anos. Os dados evidenciaram que 40% dos entrevistados já foram diagnosticados com um transtorno mental em algum momento das suas vidas, sendo os mais frequentes o transtorno de ansiedade (36,9%), a depressão (30,2%), o transtorno bipolar (8,2%) e o transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (7,2%). Destes indivíduos, 40% apontam não seguirem tratamento regular.

Quando questionados sobre comportamento de risco, 60% (n=147) afirmaram que já desejaram seriamente morrer (desejo de morte) em algum momento das suas vidas; 49% (n=121) já pensaram seriamente em terminar voluntariamente com a própria vida (ideação suicida); e, 15% (n=36) confessaram já ter tentado tirar a própria vida (tentativa de suicídio).

Para explicar os detalhes da pesquisa, Geder participou do programa Temática na manhã desta quarta-feira.

Confira na íntegra.

 

 

A saber: O resultado da pesquisa será apresentado ao público interessado em  evento, gratuito e aberto à comunidade, no dia 23 de setembro, às 19h30, na Faculdade Murialdo. Na oportunidade, o acadêmico Geder Evando Weber vai realizar a explanação dos resultados e, após, o tema será debatido pela docente da FAMUR Dra. Gênesis Sobrosa, psicóloga; Paula Ioris, psicóloga, vereadora de Caxias do Sul e integrante do Comitê de Prevenção do Suicídio; e Joceli Roncarelli, advogada e voluntária do Centro de Valorização da Vida.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais