Bloco da Maesa apresenta risco de colapso e terá estrutura reforçada, em Caxias
Laudos técnicos apontam possibilidade de desabamento do Bloco 1; projeto prevê estabilização da estrutura e reconstrução do telhado
O Bloco 1 do Complexo da Maesa, em Caxias do Sul, apresenta risco de colapso total da estrutura, segundo laudos técnicos que serão considerados no projeto de intervenção apresentado nesta quarta-feira (9) ao Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (Compahc). A proposta prevê o reforço da estrutura e a reconstrução do telhado do prédio.
A situação é considerada urgente devido à possibilidade de desabamento. O Bloco 1 é o espaço previsto para receber futuramente o Museu do Trabalho e da Indústria, dentro do projeto de revitalização do complexo.
O município já possui um projeto para a intervenção e recursos destinados à obra. Cerca de R$ 900 mil, provenientes de uma emenda parlamentar federal, estão disponíveis para a execução dos serviços. A expectativa é que, após a análise do Compahc, o processo possa avançar para a licitação e posterior contratação da empresa responsável pela obra.
A proposta foi apresentada na semana passada à Comissão Especial para Acompanhamento da Maesa e agora chega ao conselho responsável pela análise das questões relacionadas ao patrimônio histórico e cultural.
A intervenção inicial deve se concentrar na estabilização do Bloco 1, considerada necessária antes do avanço de outras etapas de recuperação do complexo. A estrutura da antiga Metalúrgica Abramo Eberle é um dos principais patrimônios históricos de Caxias do Sul e está inserida em um projeto mais amplo de requalificação do espaço.
Comentários