Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Poder público de Marau vai criar o Centro de Atendimento da Mulher

por Ana Lúcia Jacomini

Projeto foi enviado para a Câmara de Vereadores

O local funcionará na rua Nicandro Oltramari, junto ao prédio do CREAS
Foto: Divulgação/PM Marau

O município de Marau deverá contar com um Centro Especializado de Atendimento da Mulher. O prefeito municipal, Iura Kurtz, encaminhou para a Câmara de Vereadores o projeto de lei que cria o espaço de acolhimento e proteção, especialmente para as vítimas de violência. O local funcionará na rua Nicandro Oltramari, junto ao prédio do CREAS - Centro de Referência Especializada em Assistência Social, ao lado do Fórum.

“Essa é uma ação importante para proteger as mulheres que são vítimas de violência, tanto física como verbal. Além disso, o espaço também vai proporcionar programas de capacitação para inserção no mercado de trabalho, bem como a orientação para que elas possam ter acesso aos projetos sociais do município”, esclarece Kurtz.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Paulo César Dal Paz, explicou que a unidade se propõe a fazer um atendimento às mulheres vítimas de violência com serviços psicológicos e jurídicos, entre outras atividades. “Será um local para que as mulheres tenham as orientações e apoios necessários para saírem do ciclo de violência, no sentido de ser ouvida e encaminhada para fazer o registro de ocorrência”, disse Paulo.

O Centro de Atendimento da Mulher que tem como finalidade assessorar, assistir, apoiar, articular e acompanhar ações, programas e projetos voltados à mulher, terá a competência também de acolher as mulheres em situação de violência, orientando-as sobre os diferentes serviços disponíveis para a prevenção, apoio e assistência em cada caso particular; promover o atendimento especializado e continuado às mulheres em situação de violência; articular os meios que favoreçam a inserção da mulher no mercado de trabalho e em programas de capacitação para o trabalho, quando couber.

Também será responsabilidade do Centro de Atendimento garantir à mulher assistida as condições de acesso aos Programas e projetos existentes no município; propiciar, à mulher assistida, os meios para obter o apoio jurídico necessário a cada caso específico; prestar informação e orientação por meio de atendimento telefônico às mulhere e articular a rede de atendimento e otimização de levantamento dos dados/notificações referentes a violência contra a mulher. Após a apreciação e aprovação dos vereadores, o projeto será regulamentado através da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais