Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Pente-fino do INSS: no RS, número de perícias aumenta para 208 mil

por Camila Agostini

No player de áudio, acompanhe entrevista com o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, Alberto Beltrame

Foto: Reprodução / fotospublicas.com

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retomou na segunda-feira, 16/01, as perícias junto aos beneficiários de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. A partir de agora o governo estima que cerca de 2 milhões de pessoas tenham seus benefícios revisados. São 208 mil só no Rio Grande do Sul, sendo cerca de 113 mil beneficiários de auxílio-doença e quase 95 mil de aposentadoria por invalidez. Os dados foram apresentados pelo secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, Alberto Beltrame, em entrevista à Tua Rádio Alvorada.

Segundo Beltrame, o propósito do governo com o pente-fino é identificar possíveis irregularidades e assim, garantir que os recursos públicos estejam sendo aplicados corretamente. “Em 2016 realizamos mais ou menos 21 mil perícias e aproximadamente 80% das pessoas já estavam aptas ao trabalho”, destacou Beltrami – ouça a entrevista no player de áudio. No RS foram realizadas 2.900 perícias.

Mesmo com a mudança na quantidade de beneficiários, o cronograma de revisão não será alterado. Anteriormente serão chamados os que recebem auxílio-doença e após, os que recebem aposentadoria por invalidez. A ordem segue dos mais novos para o mais velhos e deve ser finalizado em até dois anos.

A convocação será feita através de carta. Após o comunicado, o segurado terá cinco dias úteis para agendar a perícia, pelo telefone 135. O beneficiário que não atender a convocação terá o benefício suspenso.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais