Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Cerca de 7.400 eleitores marauenses ainda não realizaram o cadastramento biométrico

Baixar Áudio por Taliane Radaelli

Os eleitores que não realizarem o processo terão o titulo eleitoral cancelado

Imagem ilustrativa (Foto: Reprodução/ Agência Brasil)
Foto: Divulgação

O prazo para a realização do cadastramento biométrico encerra no dia 14 de agosto, e Marau demonstra um número preocupante de eleitores que ainda não foram até o Cartório Eleitoral realizar o processo. São cerca de 7.400 eleitores que não realizaram o cadastro até o momento.  Sobre o assunto, a Tua Rádio conversou com o chefe do Cartório Eleitoral de Marau, Rafael Copetti. Ouça no player.

De acordo com Rafael, a capacidade de atendimento diário do Cartório Eleitoral é de 160 eleitores por dia, sem que seja preciso uma reorganização da estrutura de atendimento. Porém, para alcançar a demanda faltante, seria necessário atender cerca de 280 pessoas no dia. Rafael ainda afirmou que o prazo não será prorrogado e que os eleitores sem o cadastramento biométrico terão seu Titulo de Eleitor cancelado.

Com o Título de Eleitor cancelado, não é possível votar, ser empossado em concursos públicos, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, participar de concorrência pública e praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do Serviço Militar ou Imposto de renda.

O processo de cadastramento biométrico iniciou em 12 de abril de 2013, sendo que nos últimos três anos as campanhas foram intensificadas. Rafael explicou que nos últimos anos, foram tomadas as estratégias possíveis para os eleitores irem até o Cartório. Foram realizadas ações como, distribuição de senhas, deslocamento de servidores até as empresas do município, além de divulgação e propagandas a fim de chamar a atenção dos eleitores.

Para realizar o cadastramento é necessário apresentar um documento oficial com foto e um comprovante de residência. O horário de atendimento do Cartório Eleitoral de Marau vai 10h às 17h de segunda a sexta-feira.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais