Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Protetores independentes dos animais protestam na Prefeitura de Caxias pelo retorno das castrações

por Pablo Ribeiro

Em contrapartida, a prefeitura lançou nesta terça-feira (15/08) o edital de licitação para contratação da empresa que prestará o serviço de castração

Foto: Pablo Ribeiro

Preocupados com o crescente índice de animais abandonados em Caxias do Sul, cerca de 50 manifestantes, a maioria protetores independentes dos animais, protestaram em frente à sede da Prefeitura na manhã desta terça-feira (15/08). O objetivo era solicitar ao prefeito Daniel Guerra (PRB) o retorno das castrações para animais de famílias de baixa renda.

A situação dos animais de rua piorou após a decisão pela suspensão do convênio que permitia as castrações em Caxias. De acordo com os protetores, o serviço é essencial para controlar a proliferação de animais e reduzir o s casos de abandono.

A médica e uma das protetoras do animais, Tatiana Furlan afirma que a suspensão das quase 700 castrações mensais, é um descaso por parte do Governo.

Os manifestantes puderam acessar o Centro Administrativo, porém foram informados de que o prefeito Daniel Guerra não os receberia pela falta de espaço na agenda.

No início da manhã desta terça-feira (15/08), a prefeitura lançou o edital de licitação para a contratação da empresa que prestará serviços de castração e identificação de microchipagem em cães e gatos no município. O novo programa de castrações prevê que a cirurgia seja feita em animais em vulnerabilidade social, tendo assim uma resposta mais rápida ao controle populacional. As famílias contempladas precisarão estar vinculadas ao cadastro único ou a algum programa da Fundação de Assistência Social (FAS).

Os animais castrados por meio do convênio serão identificados com a aplicação de microchips eletrônicos e registrados em banco de dados. O contrato terá duração de um ano e determina a realização mensal de pelo menos 340 esterilizações cirúrgicas e microchipagens, o que corresponde a 85% da meta de procedimentos por mês.

As empresas interessadas terão até o dia 27 de agosto para reunir a documentação necessária. Em outra etapa, a partir da escolha e da publicação do contrato, o início da prestação dos serviços deverá começar em até 15 dias. O convênio para a realização de castrações estabelecido com a Universidade de Caxias do Sul (UCS) após o encerramento do último contrato permanecerá em vigor.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais