Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Prefeitura de Caxias firma convênio com a UCS para realizar 8 mil castrações

por Clayton Camargo

Termo assinado nesta segunda-feira (11.09) prevê ainda, durante um ano, a prestação de serviços médicos veterinários, exames e internação de animais resgatados

Foto: Daniela Xu

Uma demanda da causa animal em Caxias do Sul será atendida a partir desta semana. Nesta segunda-feira (11.09) foi assinado o convênio entre a Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), e a Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), para a prestação de serviços médicos veterinários e castrações de cães e gatos. O ato foi realizado junto ao Instituto Hospitalar Veterinário (IHVET) da UCS, no bairro Petrópolis.

Em abril deste ano o prefeito Adiló Didomenico sancionou a lei que permitiu a oficialização do convênio. O objetivo, argumentou o chefe do Executivo, é ampliar o número de castrações de cães e gatos de tutores de baixa renda ou que não tenham tutor, bem como o transporte de pequenos animais para esterilização. Por meio do termo será possível também ampliar a realização de exames e da internação de animais resgatados.

Segundo o titular da SEMMA, secretário João Uez, o convênio tem aporte de R$ 2,5 milhões por parte da Prefeitura, o que visa contemplar a realização de até 8 mil castrações no período de um ano, uma média superior a 660 procedimentos mensais.

O reitor da Universidade de Caxias do Sul, professor Gelson Leonardo Rech, destacou a relevância do IHVET, inaugurado em julho do ano passado no campus sede da UCS, ambiente que está preparado para a formação integral de profissionais de Medicina Veterinária e que possui estrutura modelo em saúde animal no Brasil. 

Além do convênio com a UCS, a prefeitura contratou em maio deste ano a empresa Animali Centro Médico Veterinário para a castração de 1,2 mil felinas e cachorras no município. A medida foi possibilitada por meio do repasse do Governo do Estado de R$ 274,4 mil pelo programa “Melhores Amigos – Bicho sente como gente”.

Acompanharam o ato nesta segunda-feira secretários municipais, vereadores, o coordenador do Departamento de Proteção Animal (DPA) da SEMMA, Paulo Vinícius Bastiani, órgão responsável pelas castrações; o diretor do IHVET, professor Leandro do Monte Ribas, além de pró-reitores e servidores da SEMMA.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais