Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

É época de citros e Feira Ecológica celebra com clientes

por Beverli Rocha

Na estação da colheita de citros, agricultores organizam neste sábado, 11 de junho, uma degustação de bergamotas

Foto: Rosa Ana Bisinella

 

A chegada da safra de citros vai ganhar uma ação especial neste sábado, 11 de junho, na Feira Ecológica de Caxias do Sul. Os agricultores das bancas da Ecocitrus e da Ecomorango serão os anfitriões de uma degustação de bergamotas.

Das 8h às 11h, quem for até a Praça das Feiras, poderá experimentar uma amostra da colheita da produção ecológica nas famílias de agricultores que têm propriedade no Vale do Caí, a região do Rio Grande do Sul que mais produz citros, em especial bergamota. No final da manhã serão sorteadas duas cestas de citros.

 Durante a atividade, os agricultores Maique Kochenborguer, de Montenegro, e Gerson Peter, de Bom Princípio, estarão à disposição dos clientes para conversar e relatar como é a produção de citros orgânicos nos pomares. Essa ação tem o objetivo de valorizar a citricultura na agricultura familiar e também visa salientar como é a produção ecológica das frutas.

 Na Feira Ecológica de Caxias do Sul, os dois agricultores representam associados de duas importantes cooperativas de alimentos orgânicos. Maique Kochenborguer é associado à Cooperativa Ecocitrus e Gerson Peter, é associado à Cooperativa Ecomorango.

 A família de Maique Kochenborguer cultiva citros em uma área de 68 hectares em Montenegro. São diversas variedades de bergamotas, além de laranja, lima e limão.  A família comercializa as frutas na Feira Ecológica, aos sábados, em Caxias do Sul. Outra parte da produção orgânica de citros na propriedade da família Kochenborguer é destinada para a indústria de sucos e óleos essenciais na Ecocitrus. Localizada em Montenegro, a cooperativa tem 100 famílias associadas, todas produtoras de citros orgânicos, com pomares na região do Vale do Caí.

 Sobre as questões climáticas observadas neste ano, Maique comenta que a estiagem interferiu na produção de citros cultivada no início do ano. Com a volta das chuvas, as bergamotas se recuperaram. “As variedades tardias, as bergamotas comuns, que estão sendo colhidas a partir de agora, tem qualidade e sabor muito bons”, observa o agricultor.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais