Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Aos cinco anos, marauense com leucemia precisa de transplante de medula óssea urgente

por Camila Agostini

Eduardo Caproski convive com a doença desde maio de 2020. Situação se agravou nos últimos meses

O marauense Eduardo Caproski Rebtiski precisa de um doador 100% compatível de medula óssea. “É uma corrida contra o tempo”, diz Ângela Maurent Caproski, a Mãe do menino. A família de Marau vive a dor da doença desde que Eduardo, de 5 anos, apresentou os primeiros sintomas, em maio de 2020.

Com o diagnóstico de leucemia mieloide aguda, Eduardo demanda de tratamento específico, já que somente o tratamento quimioterápico se tornou insuficiente. Hospitalizado no Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo, a equipe médica não mede esforços para reverter o quadro. Asolução apontada pela equipe médica é o transplante de medula óssea em até 45 dias. “O que nos resta é ter esperança. A cura é com o transplante de medula, mas não temos muito tempo”, diz a mãe, emocionada.

Depois de longa jornada de internação, em que se inclui também um quadro de Covid, o menino apresentou melhoras. Porém, há alguns dias, a leucemia voltou e ainda mais agressiva. A mãe explica que o outro filho, de 11 anos, não é compatível, assim como ela e o pai de Eduardo. “Que Deus nos ajude. Temos fé”, diz Ângela, em conversa com a reportagem da Tua Rádio Alvorada.

Na tentativa de encontrar uma pessoa doadora, a família realiza forte campanha nas redes sociais e faz um apelo para que a população se cadastre no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

Para se tornar um doador de medula óssea é necessário procurar um hemocentro; ter entre 18 e 55 anos de idade; não ter doença infecciosa ou incapacitante; não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. A doação de medula óssea é um procedimento seguro que não causa qualquer problema à saúde do doador.  O Hemocentro de Passo Fundo pode repassar informações pelo (54) 3311 1427. Para cadastro de doador de medula óssea, o atendimento é realizado de segunda a sexta, das 8h às 14h30min, sob agendamento prévio. Mais informações podem ser obtidas também por e-mail: [email protected] ou [email protected]

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais