Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Movimentos sociais realizam manifestação alusiva ao Dia da Mulher, em Caxias do Sul

por Ivan Sgarabotto

Ato abordou sobre a desigualdade, a violência e o feminicídio, chamando a atenção também para as reformas do governo Temer

Foto: Sinpro Caxias

O Dia Internacional da Mulher foi marcado por diversas manifestações de movimentos sociais em Caxias do Sul, ensta quinta-feira, 08. As atividades começaram com lideranças denunciando, na Câmara de Vereadores, a realidade das mulheres. Representando o Fórum da Mulher Caxiense, Azenira Lazarotto, vice-presidente do Sindilimp, abordou a desigualdade, a violência e o feminicídio, chamando a atenção também para as reformas do governo Temer que prejudicam especialmente as mulheres trabalhadoras.

A vereadora Denise Pessoa, que assumiu hoje a Procuradoria Especial da Mulher, destacou a gritante exclusão das mulheres dos espaços de decisão política e econômica e convocou as mulheres a ampliar essa participação.

Ainda durante a manhã, as mulheres dos movimentos sociais realizaram um protesto na Praça Dante Alighieri, por democracia, soberania, contra as reformas e pelo fim da violência. Diversos segmentos estiveram representados. A atividade foi promovida pelo Fórum da Mulher Caxiense, com apoio do SInpro/Caxias.

Durante a tarde, foi realizado o ato "Performance Corpos - em memória das vítimas do feminicídio", com Scheila Xavier, Nil Cremer e Taís Leite, em frente à Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.

Já o encerramento ocorreu na Praça Dante Alighieri, com atividades culturais: perfopalestra "Nem uma a menos" com Ternurinha e mais o texto de Brecht, "A Infância Marie Farrar", apresentado por Tina Andrighetti.

Somente na cidade caxiense, no ano passado, ocorreram sete casos de feminicídios e, no país, o número de assassinatos de mulhetes cresceu 6, 51% de 2016 para 2017 (4.201 mortas em 2016 e 4.473, em 2017). Esses dados conduzem o Brasil para um patamar de 7° lugar entre as nações mais violentas para as mulhetes, num umiverso de 83 países.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais