Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Ceasa Serra celebra os 25 anos com ação especial nesta sexta-feira (08)

por Pablo Ribeiro

Maior centro de comercialização de hortifrutigranjeiros do interior do Estado foi formalizado em 1998, a partir de um consórcio formado por onze municípios da região

Foto: Prefeitura de Caxias do Sul/Divulgação

A Administradora de Consórcios Intermunicipais (Adcointer) promove nesta sexta-feira (08/12) um ato em comemoração aos 25 Anos de Criação da Ceasa Serra, maior centro de comercialização de hortifrutigranjeiros do interior do Estado. A atividade ocorre a partir das 17h, na Ceasa Serra (Rua Jacob Luchesi, 3.181, bairro Santa Lúcia). Está prevista a participação de agricultores, da atual diretoria, comerciantes, ex-dirigentes, colaboradores e parceiros, representando as cerca de cinco mil pessoas que circulam semanalmente pela central.

A Adcointer Ceasa Serra foi formalizada em novembro de 1998. O consórcio intermunicipal reuniu onze municípios da região: Antônio Prado, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Ipê, Nova Pádua, Nova Petrópolis, Nova Roma do Sul, Protásio Alves e São Marcos. Seus representantes serão homenageados no Ato Comemorativo desta sexta-feira.

Da Ceasa Serra partem caminhões carregados de produtos agrícolas para diversos municípios gaúchos e até outros estados. O atual diretor presidente da entidade e secretário da Agricultura de Caxias do Sul, Rudimar Menegotto, destaca que trata-se de um grande complexo comercial, que abastece o mercado com produtos de qualidade e bons preços, permitindo que os compradores encontrem inúmeros itens no mesmo lugar.
 

Números:

:: Área total do complexo - 73.717 metros quadrados

:: Área construída – 9.434 metros quadrados

:: Compradores cadastrados – 147

:: Compradores mensalistas – 53

:: Comercialização em 2022 – 38,3 milhões de kg, o que corresponde a R$ 142,5 milhões

:: Comercialização em 2023 (até outubro) – 32,5 milhões de quilos, o que corresponde a R$ 113,3 milhões

 

DIRETORIA DA CEASA SERRA – ADCOINTER

2021/2022/2023

Presidente Adiló Didomenico (Prefeito de Caxias do Sul)

Vice-presidente Fabiano Feltrin (Prefeito de Farroupilha)

Secretário César Ulian (Prefeito de Flores da Cunha)

Diretor Presidente Rudimar Menegotto (Secr. Agricultura Caxias do Sul)

Diretor Técnico Ismael Fortunatti (Secr. da Agricultura Flores da Cunha)

Diretor Administrativo Fernando Silvestrin/ Volnei Arsego (Secr. Agricultura Farroupilha)

Gerente Operacional Alceu Thomé

 

HISTÓRICO DA CEASA SERRA ADCOINTER

Por volta do ano de 1980, houve a necessidade de criar um local para centralizar a comercialização dos hortigranjeiros na região nordeste do Estado. A comunidade se mobilizou em busca de um terreno adequado. Surgiu uma alternativa junto ao Loteamento Colina Sorriso, que começava a ser instalado na região do bairro Santa Lúcia. Conseguiu-se então a doação da área verde do empreendimento junto ao empresário responsável, Ovídio Deitos. Eram cerca de sete hectares com plenas condições de abrigar a nova central de comercialização. O prefeito à época, Mansueto de Castro Serafini Filho, auxiliou a encaminhar a instalação da central.

O terreno foi doado à Companhia Brasileira de Alimentos (Conab). Nos anos seguintes, foram construídas as primeiras instalações (metade para os boxes, metade para a “pedra”, como são chamadas as vendas no chão de pedra das instalações). A inauguração aconteceu no dia 23 de março de 1983, com a presença do então Ministro da Agricultura, Amauri Stábile, do Governador do Estado, Jair Soares, e do Prefeito Victorio Trez.

Na década de 1990, a Ceasa/RS decidiu pelo encerramento das atividades das unidades espalhadas pelo interior do Estado. Todas foram fechadas, permanecendo em funcionamento somente o complexo de Caxias do Sul, maior produtor de hortigranjeiros do Rio Grande do Sul. Começou uma nova mobilização para garantir a manutenção das atividades da Ceasa em Caxias do Sul.

Em 13 de fevereiro de 1998 surgiu a ADCOINTER S.A. – Administradora de Consórcios Intermunicipais S.A., atendendo as expectativas dos produtores e demais usuários e beneficiários da Central de Abastecimento. A partir de 10 novembro de 1998, a ADCOINTER S.A. formalizou com a Ceasa/RS um Termo de Comodato pelo qual foi transmitida a administração da Ceasa de Caxias do Sul. A ADCOINTER S.A. é composta por um consórcio de onze municípios da região: Antônio Prado, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Ipê, Nova Pádua, Nova Petrópolis, Nova Roma do Sul, Protásio Alves e São Marcos.

O complexo passou a se chamar CEASA SERRA, com recursos aplicados na própria unidade, em infraestrutura, manutenção, renovação e ampliação do imóvel. Destacam-se o asfaltamento, estacionamento, cercamentos, ampliações de boxes e depósitos, construção do novo pavilhão dos produtores, nova guarita, sanitários para compradores e reformas de sanitários para atacadistas, instalações de portões eletrônicos e cobertura para compradores em dias de sol e chuva.

O terreno foi repassado ao Município de Caxias do Sul por volta do ano de 2010 e escriturado em 2014. Com o passar do tempo, a Ceasa Serra se consolidou como maior central de abastecimento do interior do Estado, devido a fatores como a facilidade de acesso e logística, produtividade e diversidade de itens comercializados, eficiência no abastecimento, tecnologia e competitividade, segurança 24h, estacionamento, limpeza e conservação, e alcance de mercado.

Circulam pela central mais de cinco mil pessoas por semana. São aproximadamente 250 produtores e 40 atacadistas, que comercializam seus produtos para centenas de compradores de todas as regiões do Rio Grande do Sul. Da Ceasa Serra também partem caminhões carregados para outros estados do Brasil.

As práticas ambientalmente corretas são prioridade para a Adcointer, por meio da logística reversa e da destinação adequada dos rejeitos. Os resíduos seletivos são encaminhados para reciclagem e reaproveitados sob forma de novos produtos. Desde 2016, a Ceasa Serra deixou de enviar lixo orgânico para o aterro sanitário localizado no interior do Município.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais