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Agências FGTAS/Sine dispõem de atendimento presencial e pela internet

por Rudimar Galvan
Foto: Divulgação

A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) dispõe de 131 agências FGTAS/Sine que prestam serviços gratuitos de intermediação de mão de obra, encaminhamento do benefício do seguro-desemprego e orientações sobre carteira de trabalho digital.

O funcionamento de todas as agências coordenadas pela FGTAS ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. É permitida a entrada e permanência de público equivalente ao número de atendentes disponível nas unidades. É obrigatório, ainda, o uso de máscara e manter distância de, no mínimo, dois metros entre os trabalhadores que aguardam atendimento nas filas que se formarem eventualmente.

Para agendar atendimento presencial ou obter mais informações, o trabalhador pode entrar em contato com a agência FGTAS/Sine do seu município. 

Intermediação

A intermediação de mão de obra envolve a captação de vagas de trabalho junto aos empregadores e o encaminhamento de trabalhadores para participarem dos processos seletivos, ou seja, as agências aproximam empresas que necessitam contratar profissionais aos trabalhadores que buscam uma oportunidade.

Para se candidatar às vagas de emprego pela internet, os trabalhadores devem acessar o aplicativo Sine Fácil (disponível na >Play Store e Apple Store).

O empregador pode disponibilizar vagas de trabalho por meio do preenchimento do formulário disponível no site da FGTAS ou do cadastro de vagas no portal Emprega Brasil do Ministério da Economia.

Entre as vantagens de selecionar trabalhadores por meio das agências FGTAS/Sine estão o encaminhamento de trabalhadores de acordo com o perfil buscado pela empresa, a divulgação das vagas e a possibilidade de selecionar trabalhadores para atuarem em outras cidades.

Seguro-desemprego

O seguro-desemprego é um auxílio financeiro concedido ao trabalhador demitido sem justa causa. O encaminhamento do benefício pode ser feito pela internet após sete dias da dispensa, por meio do aplicativo Carteira de trabalho digital ou do portal www.gov.br.

Ao acessar a conta, é preciso clicar em “Solicitar seguro-desemprego” e informar o número do requerimento que está no comunicado de dispensa. Em seguida, confirmar a solicitação e obter um comprovante ao final do processo. Se a solicitação on-line for concedida automaticamente, o trabalhador receberá a informação de que a emissão das parcelas ocorrerá em 30 dias contados a partir da data de liberação pelo sistema. Caso ocorra problemas no encaminhamento on-line, será necessário entrar em contato pelo telefone 158.

Se o sistema notificar pendências, o cidadão deve enviar e-mail para a agência FGTAS/Sine da sua cidade para que seja fornecido auxílio nas situações de seguro empregado doméstico, seguro com alvará judicial, seguro por término de contrato ou se o sistema acusar confirmação no posto e divergência de dados cadastrais.

Carteira de trabalho

A carteira de trabalho digital é equivalente à versão física e está previamente emitida a todos os inscritos no Cadastro de Pessoas Físicas – CPF, sendo necessária apenas a habilitação. O acesso é efetuado por meio de um computador ou celular com internet. O documento pode ser acessado por meio do site do governo federal ou através do download gratuito do aplicativo disponível nas lojas virtuais >Play Store ou App Store. Dúvidas sobre carteira de trabalho digital podem ser sanadas no site do governo federal.

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