Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Município de Gentil concorre ao Prêmio Gestor Público nesta terça-feira

por Liliana Trentini

São três projetos: Gentil 100% LED, Produleite e Hortas – Plantando Saúde

A administração Municipal de Gentil é uma das finalistas do PGP - Prêmio Gestor Público, distinção de relevância estadual para os prefeitos gaúchos. Para esta edição, Gentil inscreveu três projetos: Gentil 100% LED, Produleite e Hortas – Plantando Saúde. A premiação é realizada pelo Sindifisco – RS e Afisvec, entidades que representam a categoria de auditores da Receita Estadual do RS.

Neste ano, o Prêmio Gestor Público destaca o tema Meio Ambiente: gestão consciente e município sustentável. A premiação que vai divulgar os projetos vencedores acontece nesta terça-feira, 05/11, no Teatro Dante Barone na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre da Assembleia Legislativa do RS.

A relação, por ordem alfabética, dos municípios que concorrem ao prêmio principal é: André da Rocha, Aratiba, Arroio do Meio, Barra do Rio Azul, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Campo Bom, Candelária, Canoas, Chapada, Constantina, Cotiporã, Cristal, Erechim, Esteio, Farroupilha, Gentil, Guaporé, Igrejinha, Itatiba do Sul, Lajeado, Morro Reuter, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Porto Vera Cruz, Protásio Alves, Restinga Seca, Sananduva, Santa Cecília Do Sul, Santa Clara do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Vitória do Palmar, São Paulo das Missões, São Vendelino e Tupandi.

Projetos Finalistas de Gentil

GENTIL 100% LED: troca de 100% da iluminação pública com lâmpadas de sódio e mercúrio por lâmpadas de LED. As lâmpadas LED são totalmente sustentáveis, diminuem a quantidade de lixo gerado por ter mais durabilidade; tem baixo consumo de energia – pode chegar até 80% de economia na conta de energia, além de diminuir a necessidade de geração de energia elétrica, reduzindo os impactos ambientais desse processo. Economia de mais de R$ 70 mil ao ano na conta de energia pública, além despesas com lâmpadas incandescentes e manutenção.

PRODULEITE: criado em 2017, auxilia o produtor a implantar projetos que aumentem a produção leiteira, incentiva a permanência do jovem no campo, tem ações para capacitar os produtores rurais, promover a melhoria genética e sanidade animal, também visa aumentar a renda familiar e arrecadação municipal. Os produtores beneficiados com o programa já apresentam crescimento de 38% na produção leiteira, o que representa cerca de R$2 milhões a mais na renda familiar e economia local. Dentro do projeto acontece a Premiação da Produleite e foi criada a associação AGEL.

HORTAS – PLANTANDO SAÚDE: oferta uma atividade extra para melhorar a renda familiar de famílias que fazem parte de programas sociais, proporciona e incentiva o consumo verduras e legumes. Ainda visa promover a produção orgânica para consumir e comercializar.

*Informações: Assessoria de Imprensa de Gentil

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais