Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Marau, histórias e memórias - episódio 1

Baixar Áudio por Ana Lúcia Jacomini

Ouça este conteúdo no player de áudio da matéria

Estreiou nesta sexta-feira, 05/02, a série de entrevistas "Marau, histórias e memórias", produzida pela Tua Rádio Alvorada. O primeiro episódio teve a presença de Antônio Borella De Conto, ex-prefeito do município, e dos professores e pesquisadores, Regiane Bortolotti e Francisco Bernardi. Eles recordaram trechos da história do município, com fatos já conhecidos e outros que ainda não foram publicados. Marau foi o 5º Distrito de Passo Fundo, emancipado em 1955. Seu povoado se iniciou por onde hoje está localizada a Comunidade do Tope. Mais tarde é que foi povoada a região que atualmente compõe o Centro da Cidade.

Os convidados também reforçaram a necessidade de um projeto que garanta que a história - e as memórias - de Marau sejam registradas não so em livros e em arquivos de texto, mas também em áudio e vídeo para que e os registros não caiam no esquecimento. Por exemplo, De Conto lembrou do dia em que o avião de João Goulart, na época Ministro do Trabalho, precisou fazer um pouso forçado em Marau. Ele acabou sendo recepcionado na residência de Alberto Borella.

Regiane, dentre várias memórias, relembrou da infância e dos locais onde seu grupo de amigos e colegas do Grupo Escolar Charruas brincavam. Contou da diversão de brincar na obra do antigo Hospital Providência, da preocupação dos pais quando as brincadeiras eram próximas da sanga que cortava a cidade. A história do Índio Marau, que dá nome a cidade, foi uma das histórias contadas pelo professor Francisco Bernardi. Há a lenda de que seu corpo estaria enterrado nas proximidades da praça central.

Marau, histórias e memórias tem o patrocínio de Colégio Franciscano Cristo Rei, Romani Construções e Incorporações, Saloon Pizzaria, Parceria Cereais, Brocco Contabilidade, Fuga Couros, Lotérica Pote de Ouro, Clínica Prevenir e Marodim Imóveis.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais