Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Prefeitura de Caxias busca liberação de recursos para obras e construção de quatro novos piscinões para evitar alagamentos

por Pablo Ribeiro

Prefeito Adiló Didomemico irá a Brasília na próxima quarta-feira (10/01) para encaminhar a liberação de um contrato já assinado que totaliza R$ 25 milhões

Foto: Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP)/Divulgação

O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB) irá a Brasília na próxima quarta-feira, dia 10 de janeiro, para encaminhar a liberação de um contrato já assinado que totaliza R$ 25 milhões para obras de grande porte e construção de quatro novos piscinões para evitar alagamentos em áreas consideradas críticas do município. A informação foi divulgada durante uma reunião do Gabinete de Crise da Prefeitura de Caxias do Sul realizada no fim da tarde desta quinta-feira (04/01), na qual foram apresentadas ações após o temporal do dia anterior que atingiu pelo menos 100 moradias no município.

No encontro realizado no Salão Nobre, o prefeito, acompanhado de secretários, lembrou que desde maio do ano passado Caxias do Sul sofre com eventos climáticos adversos. Por isso, atenção especial está sendo dada à rede pluvial, que tende a ser danificada devido à infiltração de água. A quantidade de chuva na quarta-feira (03/01) foi de 44,5mm em menos de uma hora, sendo que a média histórica para todo janeiro é de 130mm.

Na quinta-feira (04/01), as equipes da Prefeitura deram prosseguimento aos atendimentos para as famílias atingidas pelo temporal do dia anterior. A maior parte dos serviços foi realizada na região do bairro Serrano. A estimativa é de que pelo menos 100 moradias, em todo o município, tenham sido afetadas pela chuva, granizo e alagamentos.

Segundo o diretor-geral da Secretaria Municipal da Habitação (SMH), Volmir Moschen, foram feitos 52 atendimentos nesta quinta. A grande maioria se refere a inspeções de casas e outras edificações para fornecimento de telhas, tendo em vista que lonas foram distribuídas na noite de quarta. Foram entregues 4,2 mil metros de lona aos cidadãos prejudicados pela intempérie (sete rolos de 600 metros cada). Nesta sexta-feira (05/01) começa a entrega das coberturas, sendo que uma delas será na Cooperativa de Reciclagem Paz e Bem, no bairro Belo Horizonte, cujo pavilhão foi parcialmente destelhado.

O diretor de Serviços da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), Ramon Sirtoli, complementa que os principais atendimentos de poda e remoção de árvores caídas se concentraram nos bairros Serrano, Sagrada Família, Fátima e Exposição. Ainda no Serrano a Companhia de Desenvolvimento de Caxias (CODECA) promoveu a limpeza de ruas que ainda acumulavam pedras de gelo na manhã de quinta.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais