Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Rio Marau está com 50% da capacidade e é sugerido o uso racional da água

Baixar Áudio por Ana Lúcia Jacomini

Se preferir, ouça este conteúdo clicando no player de áudio

Rio Marau abastece a cidade através da Corsan
Foto: Arquivo Pessoal/Jean Scortegagna

Desde outubro de 2019, não há uma chuva de fato significativa, no Rio Grande do Sul. Algumas regiões sofrem mais e outras em menor escala, com a redução dos níveis dos rios - cuja água é usada para o abastecimento. Marau é um exemplo de município onde a captação ainda está sob controle, segundo informações de Clausir Alves, gerente da unidade local da Corsan.

Ele explica que embora o nível do Rio Marau esteja com cerca de 50% de sua capacidade, todas as nascentes e todos os afluentes, por serem bem conservados, ainda conseguem oferecer a quantidade necessária para o abastecimento das mais de 15 mil unidades de consumos existentes em Marau. A entrevista está disponível no quadro de podcast do site.

Alves destaca, porém, que o mês de abril foi o mais seco de todos até agora, com menos de 30 milímetros de chuva em Marau. Por isso, acende-se uma luz de alerta já que não há confirmação de chuvas abundantes para os próximos dias. O gestor reforça que embora não seja necessário o racionamento neste momento, é importante que a comunidade faça o uso racional da água.

Clausir Alves comenta que se cada unidade preservar um litro de água por dia, teremos 15.300 litros economizados. Em uma semana, se cada pessoa fizer isso, esse número se multiplica tanto que a economia fará uma grande diferença na permanência da capacidade de abastecimento do município.

Sobre vazamentos, que é uma forma de desperdício da água potável, o gestor lembra que as pessoas podem informar os casos pelo 0800-646-6444, pelo aplicativo da Corsan para celulares e tablets - gratuito para sistemas Ios ou Android, ou ainda no site da companhia.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais