Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Instituto Hospitalar Veterinário da UCS tem nova direção

por Pablo Ribeiro

Ilsa Loivamara da Silva Andrade foi empossada diretora do IHVET

Foto: Bruno Zulian/UCS/Divulgação

Foi empossada na última sexta-feira (01/03), a nova diretora do Instituto Hospitalar Veterinário (IHVET) da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Trata-se de Ilsa Loivamara da Silva Andrade. Ela se une ao trabalho desempenhado pelo professor Leandro do Monte Ribas, agora como diretor técnico da unidade, também coordenador do Zoológico da UCS.

Desde a inauguração, em 2022, o ambiente referência em ensino, prestação de serviços, pesquisa e inovação em Medicina Veterinária tem como protagonistas os acadêmicos, acolhidos durante a trajetória da formação profissional e conduzidos à nobre tarefa do cuidado animal. Essa assistência é potencializada a partir de conquistas como a parceria ativa com a Prefeitura de Caxias do Sul para a realização de castrações e ações educativas sobre saúde animal e posse responsável. Ainda, muitos projetos avançam promissores, como o Laboratório de Zoonoses – centro de pesquisa para diagnóstico e vigilância epidemiológica molecular de doenças humanas e animais.

Nas boas-vindas à Loivamara, o reitor Gelson Leonardo Rech ainda destacou a entrega e a excelência na trajetória da profissional em sua atuação na docência e na gestão administrativa e de projetos, inclusive junto ao Hospital Geral. Reconhecendo o trabalho já desenvolvido no IHVET, a nova diretora manifestou o desejo de um futuro ainda mais agregador, focando “nos alunos e na aprendizagem associados ao desempenho organizacional, buscando ainda o crescimento no segmento de atendimento animal”. Seu convite aos colegas foi para, juntos, ampliarem os olhares a partir da troca de experiências e conhecimentos.

Estrutura em Saúde Animal

Referência na área, a Universidade de Caxias do Sul conta com um Complexo de Saúde Animal que inclui o Instituto Hospitalar Veterinário, sediado no bloco 46 do Campus-Sede, contemplando ainda as instalações dos blocos 47 e 56; a unidade móvel; o Zoológico da UCS, centro de recuperação e abrigo de animais silvestres apreendidos em cativeiro ilegal ou encontrados debilitados, feridos ou órfãos, destinados protocolarmente pelos órgãos ambientais; Escola Experimental; e interface com o Museu de Ciências Naturais, além dos lagos da Instituição e sua biodiversidade. Os espaços unem qualificação em Medicina Veterinária, prestação de serviços, pesquisa e inovação.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais