Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
08:00:00
Missa Dominical
08:50:00
 
 

Empresário Raul Randon morre aos 88 anos

por Ivan Sgarabotto

Velório do fundador das Empresas Randon ocorrerá no Memorial São José, em Caxias do Sul

Foto: Grupo Randon / Divulgação

O empresário e fundador das empresas Randon, Raul Anselmo Randon, morreu na noite deste sábado. Ele tinha 88 anos de idade e estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, em virtude de uma parada cardíaca. Ele sofreu uma série de complicações em decorrência de uma cirurgia.

O empresário havia internado ainda em dezembro, para implantar um pino entre o quadril e o fêmur. O velório do fundador das Empresas Randon ocorre em Caxias do Sul neste domingo, 04, das 16h às 22h, na sala C do  Memorial São José, aberto ao público. Na segunda-feira, 05, a partir das 7h30, na igreja São Pelegrino às 10h será realizada uma missa de despedida. A cerimônia de cremação ocorrerá ao meio-dia e será reservada à família.

Raul Randon deixa a mulher, Nilva, os filhos David, Alexandre, Roseli, Maurien e Daniel, além de dez netos e um bisneto.

O fundador e presidente do Conselho de Administração das Empresas Randon, Raul Randon, em 2017, prestou um depoimento em homenagem aos 50 anos da Tua Rádio São Francisco de Caxias do Sul. Acompanhe, o vídeo neste LINK.

Confira notas de autoridades e sindicatos que lamentam a morte do fundador do Grupo Randon:

José Ivo Sartori - Governador do RS

Acabo de receber a triste notícia do falecimento de Raul Randon. O Rio Grande do Sul e o Brasil perdem uma grande liderança empreendedora, cuja simplicidade era sua principal característica, tanto que estava sempre presente no chão de fábrica.

Raul Randon cumpriu sua caminhada e deixa um legado importante, sem esquecer da sua postura, da forma transparente de expor posições e da maneira acessível e solidária de ser.

Nossos sentimentos à dona Nilva, a seus filhos e a toda família Randon.

Daniel Guerra - Prefeito de Caxias do Sul

O prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra, lamenta a morte do empresário Raul Anselmo Randon, ocorrida na noite deste sábado (03/03), na cidade de São Paulo. Aos 88 anos, ele estava internado no hospital Albert Einstein há três meses e morreu devido à complicações em decorrência de uma cirurgia para implantar um pino entre o quadril e o fêmur. O empresário, natural do município de Tangará (SC), construiu sua vida em Caxias do Sul.

"Raul Randon foi sinônimo de empreendedorismo e deixou um legado para a história de Caxias do Sul. Foi um exemplo de perfil visionário, que aliado a muito trabalho, contribuiu para o progresso e o desenvolvimento da nossa cidade. Ele levou o nome de Caxias do Sul para o Brasil e para o mundo, com seus produtos e profissionais. Além do grande empresário, perdemos um ser humano humilde e preocupado com as pessoas", declarou Daniel Guerra.

Raul Randon era um dos maiores empresários brasileiros. Começou a trabalhar aos 14 anos na ferraria do pai e, ao longo da vida, construiu um império industrial que ajudou a consolidar Caxias do Sul como o segundo maior polo metalmecânico do país. Pelo trabalho realizado, recebeu diversos prêmios e honrarias. O mais importante deles foi concedido no ano passado. Raul Randon foi laureado Doutor Honoris Causa pela Universidade de Pádua, na Itália. O empresário deixa a esposa Nilva e os filhos David, Roseli, Alexandre, Maurien e Daniel, este último membro do Conselho Consultivo da Festa da Uva S/A. A nora Sandra Randon, esposa de Daniel, é presidente da Comissão Comunitária da Festa Nacional da Uva 2019.

O velório ocorrerá em Caxias do Sul.

Alberto Meneguzzi - Presidente da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

A Câmara Municipal de Caxias do Sul manifesta seu pesar pelo falecimento, na noite deste sábado, 03 de março de 2018, de um dos caxienses mais ilustres de sua história. O empreendedor e líder empresarial Raul Anselmo Randon. Nascido em Santa Catarina, no município de Rio Bonito, hoje Tangará, Seu Raul como era conhecido, deixa como legado a marca das Empresas Randon, grupo de empresas que orgulha Caxias do Sul. Ele estava internado em São Paulo desde dezembro de 2017.

Sua visão comunitária foi marcante na colaboração com a Festa da Uva e em obras sociais nas quais se envolveu. Em maio do ano passado, esteve na Câmara para participar da homenagem ao Programa Florescer, do Instituto Elisabetha Randon, o qual foi criador e entusiasta. Por sua trajetória empresarial e como cidadão, há quase três décadas, Raul Randon foi agraciado por este Poder Legislativo com o Título de Cidadão Caxiense, em 19 de maio de 1988.

Esta Casa lamenta a perda de personagem tão relevante para a construção da imagem pública de Caxias do Sul e de sua gente e apresenta sua solidariedade aos familiares e a todos quantos tiveram a oportunidade de conviver com Raul Anselmo Randon.

De acordo com a imprensa local, o  velório acontecerá na Capela A do Memorial São José, mas o horário de início ainda ainda não está confirmado.

Vereador Alberto Meneguzzi

Presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul

Festa Nacional da Uva 2019

A Festa Nacional da Uva 2019, por meio de presidente da Comissão Comunitária, Sandra Mioranza Randon, lamenta profundamente o falecimento do empresário Raul Anselmo Randon, ocorrido neste sábado dia 3 de março. Sandra é casada com Daniel Randon, membro do Conselho Consultivo da Festa da Uva SA, e um dos cinco filhos que seu Raul teve com dona Nilva.

Homem de muitas ações e uma enorme simplicidade, o empreendedor Raul Randon foi e será um exemplo para todos aqueles que almejam crescer como empresário e ser humano. Na Festa Nacional da Uva sempre teve um papel muito importante, pois foi um grande incentivador do evento.

A Festa Nacional da Uva 2019 se une à dona Nilva, aos filhos David, Roseli, Alexandre, Maurien e Daniel, aos demais familiares, à direção e funcionários das Empresas Randon e a todos que o admiravam e que sentem a sua partida.

SIMECS - Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul

A Diretoria do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul – SIMECS lançou nota de pesar pela morte do empresário caxiense Raul Anselmo Randon, ocorrida neste sábado (03) em São Paulo.

Conforme o presidente da entidade, Reomar Slaviero, a morte do industrial representa uma grande perda para o segmento industrial de Caxias do Sul, da Região e principalmente do país, especialmente para as 3.600 empresas associadas e representadas pelo SIMECS, entidade que tem em sua diretoria o empresário Daniel Randon,  filho mais novo de Raul.

Neste instante de dor, o  SIMECS solidariza-se com a esposa Nilva e os filhos, David, Roseli, Alexandre, Maurien e Daniel, aos demais familiares, bem como com todos os funcionários do grupo Randon.

“O Seu Raul como sempre foi chamado, caracterizou-se como um extraordinário empresário, sendo reconhecido pela magnífica história de vida e trabalho. Herdeiro de uma simplicidade única, ao longo dos seus 88 anos de vida construiu a trajetória vencedora do grupo Randon ao lado do seu irmão Hercílio (in memoriam) alcançando projeção internacional. Raul é o sinônimo marcante das empresas Randon”, acrescentou o dirigente do SIMECS.

O legado de Raul Randon de  fez com que o SIMECS reconhecesse a sua trajetória empreendedora com a entrega do Mérito Metalúrgico Gigia Bandera, sendo um dos primeiros homenageados com esta distinção.

“Sem dúvida,  é um momento de  profunda  consternação em nosso meio, mas temos a certeza de que o seu Raul vai ser sempre lembrado  por todos nós pela sua perseverança, espírito empreendedor e humildade. Raul Randon entra para a Galeria de Honra  do SIMECS como um grande empresário que sempre  acreditou no trabalho como fonte de realização”, concluiu Reomar Slaviero.

CIC Caxias - Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul

A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), por meio de seus Conselhos Executivo, Deliberativo e Superior, lamenta com grande pesar o falecimento do empresário Raul Anselmo Randon, membro do Conselho Superior da entidade. Raul Anselmo Randon realizou uma das gestões mais marcantes na entidade, nos anos de 1975 a 1978, com destaque para a construção da sede onde hoje está instalada a CIC. Empreendedor, incansável, carismático, dono de grande simplicidade e visionário, inspirou gerações de executivos e empresários com seu exemplo, construindo um dos grupos empresariais mais importantes do País e do mundo, sem nunca se esquecer da sua comunidade. Deixa também um enorme legado social.

A CIC se une à Dona Nilva, aos filhos David, Roseli, Alexandre, Maurien e Daniel, aos demais familiares, à direção e funcionários das Empresas Randon e a todos que o admiravam neste momento de imensa dor. Para sempre será lembrado!

Simplás - Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho

O Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás), diante do falecimento do empresário Raul Randon, na noite deste sábado (3), em São Paulo, expressa oficialmente lástima e solidariedade para com familiares, trabalhadores, diretores e associados de todos os empreendimentos do Grupo Randon.

"Com Raul Randon, não apenas Caxias do Sul e a Serra Gaúcha, mas os empreendedores de todo o Brasil perdem um líder de inovação, garra, criatividade, obstinação e uma referência em ética e devoção ao trabalho. Lamentamos profundamente e manifestamos nossa solidariedade a toda família e trabalhadores, diretores e associados do Grupo Randon", declara o presidente do Simplás, Jaime Lorandi. 

O presidente do Simplás reforça a importância de todo grupo de empreendimentos desenvolvidos por Randon para a prosperidade e a geração de emprego e renda em Caxias do Sul e toda a Serra Gaúcha. 

"Por meio do fornecimento e das parcerias firmados com as empresas do Grupo Randon, a marca de dezenas de empresas associadas ao Simplás atravessou fronteiras e se espalhou pelo Brasil e toda América do Sul", conclui Lorandi.

MICROEMPA

A Associação das Empresas de Pequeno Porte do RS - Microempa lamenta, com profundo pesar, o falecimento do empresário Raul Anselmo Randon. Por meio de suas empresas associadas, conselheiros, diretores e funcionários, a entidade presta condolências aos familiares e amigos desse empreendedor que nos inspira todos os dias. O fundador das empresas Randon deixa como legado uma trajetória de trabalho e luta pelo desenvolvimento de Caxias do Sul, atrelada à visão comunitária destacada nas obras sociais nas quais se envolveu.

O presidente da Microempa, Jovenil Vitt Lima, expressa a tristeza que os integrantes da entidade sentem com o falecimento do empresário. “Perdemos uma referência nacional de líder empresarial. A Microempa tem muito a agradecer ao senhor Raul Randon pelo incentivo recebido desde a sua criação. Durante toda a história da entidade ele sempre se mostrou solícito quando convidado a contribuir nas causas das micro e pequenas empresas”, reconhece.

O presidente destaca também o envolvimento social e comunitário de Raul Randon. “Muito do desenvolvimento tecnológico e econômico de Caxias do Sul se deve à sua visão. Ele se preocupou em educar pessoas, com projetos premiados e reconhecidos que integram o seu legado. Sentimos muito a perda de uma liderança tão importante para Caxias”, ressalta.

Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região

Raul Randon, fundador do grupo Randon, faleceu na noite deste sábado, 03 de março, aos 88 anos. O empresário estava no hospital Albert Einsten, em São Paulo, desde dezembro. “Lamentamos o falecimento do senhor Raul Randon. Nosso relacionamento sempre foi de respeito e cordialidade. Prestamos nossas condolências à família”, lastima Claudecir Monsani, presidente do Sindicato.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais