Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Hospedagem Solidária encerra neste final de semana, em Caxias do Sul

por Isadora Helena Martins

Durante quatro meses, cerca de 100 pessoas em situação de rua foram beneficiadas com o projeto. Objetivo da organização é conseguir um espaço fixo para ampliar o atendimento

Doação ao próximo, afeto e troca de experiências. Essas são as características do projeto Hospedagem Solidária que encerrou neste final de semana, em Caxias do Sul. Neste ano, a ação ocorreu de 1º de maio à 1º de setembro, no salão da Paróquia Sagrada Família.     

Durante quatro meses, dezenas de pessoas em situação de rua puderam desfrutar de um abrigo, do conforto de uma cama, de um espaço para tomar banho, de atendimento médico, corte de cabelo, além de refeições preparadas com carinho por voluntários. Mas, mais do que isso, a Hospedagem Solidária também se tornou um local de escuta dos moradores de rua, que, muitas vezes, passam despercebidos e são rejeitados pela sociedade, como explica o pároco da comunidade Sagrada Família, padre Elton Aristides.

A Hospedagem Solidária foi realizada pela Pastoral das Pessoas em Situação de Rua da Diocese de Caxias do Sul. Porém, para atender uma média de 50 pessoas por dia, o projeto contou com o auxílio de mais de 360 voluntários da comunidade e de movimentos da Igreja Católica. Mas, além do engajamento das pessoas que doaram seu tempo durante 120 dias para atender diretamente os acolhidos, padre Elton destacou a solidariedade da comunidade caxiense que contribuiu com alimentos, colchões e outros donativos para o funcionamento da hospedagem.

CLIQUE AQUI para ouvir a matéria completa.

Histórias diversas

São diversos os motivos que levam as pessoas a viver em situação de rua como a mudança de cidade, vício em drogas, até o desemprego. E foi para dar um alento a essas pessoas, que ainda no ano passado, foi implantada a Hospedagem Solidária e que é sinônimo de bom acolhimento entre os usuários.

Pedro Luis Ferreira, 55 anos, está em situação de rua por conta do desemprego. E segundo ele, a Hospedagem Solidária foi o seu abrigo durante o inverno.

Outro perfil de pessoas acolhidas na hospedagem, são as que vem de outras cidades para trabalhar na colheita durante a safra de frutas e que depois ficam desempregadas e sem abrigo até retornarem para seus municípios de origem, é o caso de Eder Daniel de Souza Camboim, 44 anos.

A Hospedagem Solidária também vem cumprindo um papel importante na assistência social de Caxias do Sul, pois atende àquelas pessoas que não conseguem vagas nas casas de acolhimento e albergues municipais. Esse foi o motivo pelo qual Cristiano da Silva, 42 anos, buscou abrigo por meio do projeto.

A procura por tratamento de saúde foi o que motivou Marcelo da Silva, 29 anos, sair de Vacaria e vir para Caxias do Sul. Ele está na cidade há quatro meses, mas as dificuldades de conseguir um emprego e um local para ficar o fizeram viver em situação de rua.

Ao ouvir os relatos dos acolhidos é possível entender a importância do trabalho de todos os envolvidos com o projeto da Hospedagem Solidária. Mas, também é consenso entre os voluntários que a experiência de ajudar ao próximo é muito mais gratificante para quem doa do quem para quem recebe. É o que afirmam Lindomar de Oliveira Herzog e Gema Panizzon, voluntários na Hospedagem Solidária desde 2018.

Novo formato

Agora, com o fim do projeto Hospedagem Solidária, muitos dos acolhidos voltarão para as ruas, alguns irão procurar outros abrigos no município e outros, ainda, vão para outras cidades. Mesmo que por um período determinado, a ação gerou resultados positivos em todos os envolvidos. Esse espírito de ajuda mútua entre os acolhidos e voluntários garante a realização do projeto Hospedagem Solidária no próximo ano. Mas, conforme salienta o padre Elton, o objetivo da Diocese é ampliar as atividades da Hospedagem Solidária para o ano todo.

O novo formato do projeto ainda está em estudo, mas o intuito de estender o atendimento prova que a ação realmente faz diferença na vida das pessoas. A Hospedagem Solidária ainda materializa um dos principais ensinamentos da doutrina cristã que é amar o próximo.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais