Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Chico Spiandorello: a política na veia

por Pablo Ribeiro

Ex-vereador de Caxias do Sul, o 'Chico da Caixa' foi o entrevistado do Conectado Perfil deste sábado

Foto: Pablo Ribeiro

Seu nome completo é Francisco de Assis Spiandorello. Ex-deputado estadual, vice-prefeito e vereador de Caxias do Sul, Spiandorello foi o entrevistado do programa Conectado Perfil, da Tua Rádio São Francisco na manhã deste sábado (24). O ‘Chico da Caixa’ contou fatos marcantes de sua história de vida, marcada pela contribuição política na comunidade de Caxias.

Ouça o programa aqui: PARTE 1 | PARTE 2 | PARTE 3

Chico nasceu em 23 de agosto de 1943, em Caxias do Sul. É filho de Martin Francisco Spiandorello, operário da Eberle e goleiro do Flamengo, e da professora Líbera Candiago. Durante a infância ele afirma que era o momento em que se vivia a ‘plenitude’. “Se vivia muito em família. Depois de estudar, se brincava muito. Éramos seis irmãos. Televisão eu vim a conhecer quando eu tinha 17 anos”, relembra.

Ainda sobre o início da vida, Spiandorello também destaca a importância de sua avó, Giovana Barca, em sua vida. “Eu comecei a trabalhar muito cedo. Eu ajudava minha avó na distribuição de leite. Tínhamos umas vaquinhas para sobreviver, e eu comecei a ajudar ela quando eu tinha sete anos”, conta.

Antes da política, Chico exerceu muitas profissões. “Eu tenho, talvez, uma das carteiras de trabalho mais antigas de Caxias. No final dos anos 50, trabalhei no Zambelli, quando eu tinha 14 anos. Depois trabalhei no Vicentine, a primeira revendedora do Estado”

São 75 anos de vida, marcados pela construção de uma história com suas atividades como funcionário da Caixa e, posteriormente, exercendo funções públicas. “Comecei a trabalhar na Caixa instalando agências. Em 1967 fui promovido a gerente da Caixa Econômica Estadual”. Concomitantemente, Chico se formou em direito, e, depois, Administração de Empresas.

Nas décadas de 1970 e 1980, Spiandorello foi eleito deputado estadual. Logo após, foi vice-prefeito do falecido prefeito Mario David Vanin. No Legislativo caxiense, Chico foi vereador de 1996 a 2012 e ficou na presidência da Casa nos anos de 2001, 2002 e 2005. Ele também esteve à frente da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego. Também atuou como secretário municipal da Habitação e do Urbanismo.

Chico foi homenageado com o Título de Cidadão Emérito no dia 27 de outubro de 2015. A sessão solene de entrega da honraria foi conduzida pela presidente da Câmara Municipal à época, Flavio Cassina.

Chico é casado com Leoni Maria Siqueira Spiandorello, e é pai de três filhos: Fabiana, Graziela e Francisco.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais