Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Reportagem especial recorda o trabalho do gari em Caxias do Sul

por Tales Giovani Armiliato

Categoria comemora o seu dia neste sábado (16), em todo o Brasil.

Mais de trezentos garis fazem o trabalho de limpeza em Caxias do Sul.
Foto: Naralis Corrêa

A denominação "gari" está relacionada aos profissionais da limpeza pública que recolhem o lixo das moradias, edifícios comerciais e residenciais, além de varrer as ruas e também cuidar da capina da grama. Eventualmente também trabalham no desentupimento de bocas-de-lobo e na desinfecção de ruas. Têm seu dia comemorado em 16 de maio.

O nome profissional de GARI é em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, primeira pessoa a assinar uma contrato de Limpeza pública com o Ministério Imperial. organizando assim, a partir do dia 11 de outubro de 1876, a remoção de lixo das casas e praias do Rio de Janeiro. 

Em Caxias do Sul e na região de cobertura do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza e Conservação são aproximadamente mil garis com atuação na limpeza urbana. A informação é do Presidente do Sindilimp, Henrique Silva.

Nesta semana, a São Francisco SAT e RedeSul de Rádio, realizaram uma série de entrevistas e reportagens para lembrar o dia do gari. A reportagem especial "Gari: Da vida cotidiana ao trabalho de limpeza de uma cidade", conta um pouco desse dia a dia do profissional com depoimentos de coletores de lixo na cidade além de outras informações. 

Acompanhe, em áudio, reportagem especial produzida pelos jornalistas Tales Armiliato e Rosângela Magalhães.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais