Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Rubens Rodrigues: o Papai Noel

por Pablo Ribeiro

Há 29 anos, Seu Rubens faz a alegria de crianças e adultos, interpretando o “bom velhinho”

Foto: Pablo Ribeiro / Tua Rádio São Francisco

Além de marcar o nascimento de Jesus Cristo, o Natal, essa data tão especial, também faz muitas crianças, e até mesmo adultos, lembrarem da figura daquele velhinho de barba longa, com gorro e roupa vermelha, carregando um saco cheio de presentes nas costas. Claro que estamos falando do Papai Noel, esse personagem que povoa nosso imaginário. Interpretar esse personagem requer muita dedicação e amor. Ingredientes que não faltam para Rubens Rodrigues, que atua como Papai Noel em Caxias do Sul há 29 anos. O “bom velhinho” foi o entrevistado do programa Conectado Perfil da Tua Rádio São Francisco, na manhã deste sábado (14). Este foi o último programa ao vivo de 2019.

Ouça o programa completo:  PARTE 1  |  PARTE 2  PARTE 3

Rubens nasceu em 21 de novembro de 1952, no município de Presidente Prudente, no interior de São Paulo. É o caçula de sete filhos do casal Manuel Rodrigues e Amélia Borges Rodrigues. “Minha infância foi muito feliz. Infelizmente perdi minha mãe quando eu tinha 11 anos, mas, com a estrutura da família, fui muito bem criado e segui o caminho certo da vida”. Seu Rubens lembra com carinhos dos ensinamentos passados pelos pais. “Faça sua parte bem feita. Se você não souber fazer melhor, não critique o que está feito. E outro, seja educado com tudo e com todos, porque, amanhã ou depois, você pode retornar e essa porta pode abrir pra você”.

Na escola, o menino que sonhava em ser professor era só elogios e sempre se dedicou aos estudos. Quando a mãe era chamada pelos professores, o motivo era sempre para falar sobre as qualidades dele. “Só não tenho uma faculdade por falta de oportunidade”, conta. Após o falecimento da mãe, a família se mudou para a capital de São Paulo, onde era mais difícil conciliar os estudos com o trabalho. Aos 14 anos, Rubens começou a trabalhar em uma fábrica de antenas para televisão. Os estudos foram concluídos apenas em 1989, quando veio morar em Caxias do Sul.

 

Rio Grande do Sul: o paraíso

Paraíso. É assim que o Seu Rubens define o Rio Grande do Sul, onde fixou residência há 35 anos. Mas ele não veio diretamente pra cá. Como ele define, foi um “turista forçado”. Ele trabalhou como metalúrgico em Camaçari, na Bahia, Recife, em Pernambuco, Campo Grande, no Mato Grosso do Sul e em Maringá, no Paraná, até chegar ao estado gaúcho.

Inicialmente, foi para Vila São João, em Torres, para trabalhar apenas por três meses. Não voltou mais para São Paulo. Depois, veio para Caxias e trabalhou nas empresas Marcopolo, Agrale e Mondial. “Eu descobri o paraíso chamado Rio Grande do Sul”.

 

O bom velhinho

Em 1989, Seu Rubens descobriu um dom, o de ser Papai Noel. Após uma cirurgia no pé, ele passeava pelo hospital usando muletas e costumava visitar o setor da pediatria, e lá conversava com as crianças ali internadas. No dia 23 de dezembro daquele ano, Rubens recebeu alta. Antes de voltar para casa, passou na pediatria e pediu quais recados as crianças gostariam de dar ao Papai Noel. Os pequenos, olhando fixamente para ele, pediram para que o Papai Noel fosse até eles, pois não iriam conseguir sair dali. “Naquele momento, eu senti alguma coisa no coração e pensei que eu podia fazer a felicidade daquelas crianças”. No ano seguinte, mandou fazer uma roupa de Papai Noel, arrumou uma barba falsa e começou a fazer visitas em hospitais de Caxias do Sul. Hoje a barba é real e, de lá pra cá, já são 29 anos na pele do bom velhinho.

Rubens é pai de quatro filhos, tem 11 netos e três bisnetas. “Eles tem muito orgulho. Meu filho que mora aqui ia comigo nos eventos e me ajudava. Eu espero que algum filho ou neto siga nessa carreira que eu comecei. Tem um neto do coração que se interessa bastante”.

Seu Rubens, ou melhor, o Papai Noel dá a sua mensagem. “Um Natal cheio de paz e alegria a todas as famílias, e que no Ano Novo nós possamos conservar em nosso coração o espírito natalino diariamente, ho, ho, ho”.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais