Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Francisco Michielin: médico por vocação, jornalista por paixão

por Pablo Ribeiro

Médico cardiologista, pesquisador, escritor, jornalista e professor foi o entrevistado do Conectado Perfil, na manhã deste sábado (13)

Foto: Pablo Ribeiro/Tua Rádio São Francisco

O médico cardiologista, pesquisador, escritor, jornalista e professor Francisco Michielin foi o entrevistado do Conectado Perfil, da Tua Rádio São Francisco, na manhã deste sábado (13).

Ouça o programa completo:  PARTE 1  |  PARTE 2 PARTE 3

Francisco Michielin nasceu em Caxias do Sul, em 17 de julho de 1943. É o filho mais novo de Henrique Michielin e Diva Batasttini Michielin. Tem uma irmã, Maria Suzana. Estudou no Colégio do Carmo. As turmas do primeiro ano primário e do Científico se reúnem até hoje.

Aos 14 anos, teve sua coluna no Jornal Pioneiro, convidado por Mário Gardelin. Depois, foi repórter do departamento de Esportes da Rádio Caxias. Ainda no jornalismo, foi correspondente da Companhia Caldas Júnior atuando pela Rádio Guaíba e jornal Correio do Povo de Porto Alegre. Na Rádio São Francisco fez comentários esportivos na década de 1990.

Apesar de começar no jornalismo, foi a medicina sua primeira paixão. Aos nove anos foi a Porto Alegre ver a formatura do tio em Medicina. Em determinado momento acompanhou ele no Hospital Santa Casa. Foi ali o “amor à primeira vista” à medicina. Entrou de alma e coração, como o próprio Michilein diz. Foi estudar e morar na capital gaúcha, onde permaneceu por dez anos.

Michielin é considerado o historiador oficial do Esporte Clube Juventude, título que recebeu em 2016.

Ele é autor de mais de dez livros, dentre os quais trata do futebol em “Assim na Terra Como no Céu”, que narra a história do Juventude e “A Primeira Vez do Brasil, a Copa do Mundo de 1950 - A Maior Tragédia do Futebol Brasileiro” e “Renner: ‘Uma Vez Para Sempre’”. Além do tema futebol, Francisco Michielin escreveu livros sobre cardiologia e ficção.

Na família, os dois filhos seguiram a profissão e a especialização do pai. Francisco Michielin Filho e João Henrique Michielin são médicos cardiologistas. É casado há 30 anos com Elizabeth Menetrier, ex-rainha da Festa da Uva de 1969.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais