Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Instituto Federal do Rio Grande do Sul abre inscrições para processo seletivo

por Isadora Helena Martins

Neste ano, não haverá cobrança de taxa de inscrição nem realização de provas presenciais

Foto: Divulgação / IFRS

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) abriu nesta segunda-feira (22) o período de inscrições para cursos técnicos de nível médio e cursos superiores de graduação. O prazo para os interessados em aderirem ao processo de ingresso na instituição se estende até 04 de abril.  

O IFRS também divulgou uma lista preliminar dos cursos que serão ofertados. Todos os 17 campi vão oferecer vagas, no entanto, por conta de ajustes realizados no calendário acadêmico em função da pandemia, o número será menor. No total, serão aproximadamente 1.900 vagas.

Neste ano, o processo seletivo não terá cobrança de taxa de inscrição para os candidatos. Outra mudança realizada é que, em razão do agravamento da pandemia de Covid-19, a instituição optou pela não realização de provas presenciais, como ocorre tradicionalmente.

Para os cursos técnicos integrados e concomitantes ao ensino médio, o ingresso será exclusivamente por sorteio público. Para os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio, serão destinadas 50% das vagas para ingresso por sorteio e 50% das vagas para ingresso com nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), podendo os candidatos utilizarem os resultados obtidos no Enem  desde o ano de 2010.

Para os cursos superiores, será utilizada exclusivamente a nota do Enem, sendo aceitas pontuações obtidas desde o ano de 2010. A reserva de vagas para candidatos oriundos de escolas públicas será de 80%, tanto nos cursos de ensino médio quanto nos de graduação.

Os editais com o detalhamento do processo já estão disponíveis no site ingresso.ifrs.edu.br/2021. Os documentos contêm orientações sobre as inscrições, que ocorrerão de forma totalmente on-line. O candidato precisa ter um CPF e um RG próprios para se inscrever (não pode ser com o número de documento dos pais, por exemplo).

Durante entrevista à Tua Rádio São Francisco, o diretor geral do IFRS, Jeferson Luiz Fachinetto, detalhou o processo de ingresso na instituição. Ele também relatou a realidade do ensino no Instituto e as adaptações necessárias para dar continuidade às atividades em meio à pandemia. Ouça AQUI.

Para mais informações acesse: ifrs.edu.br/caxias/

Cursos que serão ofertados pelo processo seletivo 2021:

Campus Caxias do Sul:

Técnico em Fabricação Mecânica – Integrado ao ensino médio – Manhã
Técnico em Fabricação Mecânica – Integrado ao ensino médio – Tarde
Técnico em Plásticos – Integrado ao ensino médio – Manhã
Técnico em Plásticos – Integrado ao ensino médio – Tarde
Técnico em Química – Integrado ao ensino médio – Manhã
Técnico em Química – Integrado ao ensino médio – Tarde
Técnico em Plásticos – Subsequente ao ensino médio – Noite
Tecnologia em Processos Gerencias – Graduação – Noite
Tecnologia em Processos Metalúrgicos – Graduação – Tarde e noite
Bacharelado em Engenharia Metalúrgica – Graduação – Noite
Bacharelado em Engenharia de Produção – Graduação – Noite
Licenciatura em Matemática – Graduação – Manhã e noite

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais