Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Novo Ensino Médio: Iesta implanta ações para capacitar professores e engajar alunos

Baixar Áudio por Camila Agostini

Um site foi criado especificamente com esse intuito

Foto: Divulgação

Com ampliação de carga horária e mudanças ligadas à formação técnica, o Novo Ensino Médio muda a grade curricular e a relação dos alunos com o conhecimento. No perímetro de abrangência da 7ª Coordenadoria Regional de Educação, somente 17 escolas implantaram a nova sistemática, entre elas, o Instituto Santo Tomás de Aquino – IESTA, de Marau.

Antes mesmo das primeiras discussões sobre o Novo Ensino Médio, equipe diretiva e professores do IESTA trabalhavam para aliar ações em diferentes áreas do conhecimento à formação técnica e profissional. Embora de forma restrita, em função da pandemia, no ano passado, as atividades começaram a ser implementadas. O plano de ação é executado gradativamente, até que todas as turmas sejam contempladas.

Para mobilizar os alunos, a gestão do projeto criou site específico, com informações e links de acesso. Além das aprendizagens comuns e obrigatórias, definidas pela Base Nacional Comum Curricular, os estudantes poderão escolher se aprofundar em conteúdos que mais se relaciona aos seus interesses e talentos pessoais. Trata-se dos chamados itinerários formativos.

O Novo Ensino Médio torna obrigatório que o projeto de vida dos estudantes seja desenvolvido. “Os estudantes desenvolvem habilidades como ser cooperativo, saber defender suas ideias, entender as tecnologias, compreender, respeitar e analisar o mundo ao seu redor. Além disso, terá apoio para escolher os caminhos que irá seguir no próprio Ensino Médio e em seu futuro pessoal e profissional. No Iesta, optamos por desenvolver o projeto através dos eixos de empreendedorismo e tecnologias”, explica a professora articuladora, Elis Regina Albano.

Em entrevista à Tua Rádio Alvorada, a professora, acompanhada da diretora da escola, Claudia Confortin, falou sobre a plataforma de formação que envolve professores e alunos, atualmente, por meio das mídias digitais já que as atividades presenciais estão suspensas. Ouça a íntegra da entrevista no player de áudio.

Clique aqui e tenha acesso ao site do Novo Ensino Médio do Iesta. Os alunos devem analisar o site, preencher o formulário de escolha do eixo e encaminhar documentação à escola, conforme destacam a professora Elis e a diretora Cláudia. O número de telefone para contato do IESTA é o 3342 4004.  

Ouça a entrevista completa no player de áudio

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais