Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

50 anos da UCS marcam sessão da Assembleia Legislativa

por Ivan Sgarabotto

Espaço do Grande Expediente desta quinta, dia 16, foi reservado à homenagem ao cinquentenário da Universidade

O Grande Expediente da sessão desta quinta, dia 16, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul foi dedicado à comemoração dos 50 anos da Universidade de Caxias do Sul. Por proposição do deputado caxiense Vinicius Ribeiro (PDT), os deputados enfocaram o histórico e a importância da UCS para o desenvolvimento da região e do Estado. Após, uma comitiva da instituição, liderada pelo reitor Evaldo Kuiava e pelo presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), Ambrósio Luiz Bonalume, foi recebida no Palácio Piratini pelo governador José Ivo Sartori.

Salientando a formação de 100 mil pessoas em graduação e pós-graduação, ao longo de cinco décadas, Vinicius destacou o papel da UCS de, além da formação técnica, preparar as lideranças políticas, empresariais e comunitárias da Serra. Exemplificando, citou a própria trajetória como egresso do curso de Arquitetura e Urbanismo, presidente do Diretório Acadêmico do curso e vice-presidente do Diretório Central de Estudantes.

Observando o constante reinvestimento em qualificação, princípio de uma universidade comunitária, o deputado atribuiu a esta característica o crescimento da Universidade ao longo dos anos e seu preparo para o futuro.

Por fim, enfocando a estrutura alcançada pela Universidade, Vinicius projetou o avanço da instituição e da região alicerçado na importância conquistada pela UCS – a partir da atuação em pesquisa, promoção de inovação e geração de tecnologia –, tanto no meio acadêmico como na geração de soluções e oportunidades para a sociedade, tendo como reflexos o desenvolvimento econômico e a inclusão social.

Além do caxiense, deputados de outras regiões, em nome de suas bancadas, manifestaram-se sobre a relevância da UCS no contexto estadual. Para Juliano Roso (PCdoB), a UCS cumpriu um papel fundamental no desenvolvimento gaúcho até o momento.

Vilmar Zanchin (PMDB), natural de Marau, cidade próxima à Guaporé e Nova Prata, onde a UCS mantém campi, apontou o sentimento de pertencimento que os egressos mantém com a instituição e o vínculo que une a comunidade acadêmica. Já Miriam Marroni (PT), também professora da Universidade Federal de Pelotas, salientou a a coragem para a criação e a manutenção da UCS “em uma época em que não havia expansão universitária além das federais”.

Oriundo de Nova Petrópolis, Elton Weber (PSB) contou que não chegou a frequentar a UCS, mas recordou que um curso de línguas à distância da instituição, realizado em 1986, ajudou-lhe, dois anos depois, a obter um estágio profissional na Europa. Concluindo, Missionário Volnei (PRB) destacou o reconhecimento da Universidade em tecnologia, pesquisa e qualificação do ensino.

O governo do Estado foi representado na sessão pela primeira-dama e secretária estadual da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, e os municípios da região de abrangência da UCS pelo prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais