Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Alunos transferidos da escola Arnaldo Ballvê para o Cristóvão de Mendoza terão transporte e segurança municipal

Baixar Áudio por Rodrigo Fischer

Decisão foi tomada em um encontro com os pais dos estudantes, realizado nesta semana

Foto: Pablo Ribeiro/Divulgação

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) promoveu, nesta semana, uma assembleia com pais de estudantes da Escola Municipal Arnaldo Ballvê. O tema foi à transferência provisória dos alunos ao Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza, uma vez que o colégio municipal passa por reformas desde agosto de 2019. O encontro reuniu 250 pessoas e, a maioria, aprovou a mudança proposta pelo Executivo caxiense.

Na reunião ainda ficou decidido como seria o deslocamento das crianças e adolescentes. A pasta da Educação disponibilizaria um monitor para acompanhar os ônibus até o local temporário. Agentes da Guarda Municipal reforçariam a segurança junto a um soldado da Brigada Militar que cuida do Cristóvão, além de fornecer um auxiliar de disciplina para o turno da manhã e da tarde.

Mesmo com o consentimento, Vergani relata que os pais fizeram alguns pedidos. As solicitações envolveram montar um grupo de dez pessoas para acompanhar as reformas na Arnaldo Ballvê, quem realizará o serviço do transporte escolar, a segurança dos alunos, as adequações da escola que receberá os estudantes e os procedimentos para casos de emergência. “Os pais querem tratar de toda a questão da segurança no prédio do Cristóvão, como vamos conduzir [a ida dos estudantes ao local] e pretendem estar acompanhando as obras na Arnaldo Ballvê a fim de que terminem nos prazos. Vai ter um empenho nosso e dos pais que vão nos munir de informação de como está sendo a condução da finalização [da obra}. ”

O acordo já estava em tratativas entre a pasta municipal e a 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ª CRE). A definição ocorreu na última semana, quando o governador Eduardo Leite (PSBD) esteve em Caxias do Sul e aprovou a ideia. Antes da reunião, a secretária Flávia Vergani recebeu pais de alunos, na última sexta-feira (07/02), para ouvir propostas alternativas ao Cristóvão de Mendoza de realocação das crianças e dos adolescentes.

Com a definição, os alunos serão recebidos no Bloco A do instituto a partir do início do ano letivo. No espaço, há nove salas de aula para o turno da manhã, 12 para o da tarde, um local para o administrativo e o setor de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Além disso, possui biblioteca, laboratório de informática, cozinha, pátios, ginásio, banheiros e sala de professores.

Vergani conta como está o andamento para a volta dos alunos para a Arnaldo Ballvê. “Fizemos a assinatura do aditivo na semana passada e estamos aguardando a publicação no Diário Oficial. Publicado, vai começar a todo o vapor o fechamento da obra. Agora a nossa maior preocupação é o planejamento para a transferência ao Cristóvão de Mendoza. ”

Ela ainda conta que está marcada uma reunião para esta quinta-feira (13/02) para ver do início das aulas. “Vamos nos encontrar para planejarmos juntos o início do ano letivo, a logística dos ônibus e como as crianças vão se movimentar nos dias que ficarão no Cristóvão de Mendoza. ”

A obra na Arnaldo Ballvê foi iniciada em agosto de 2019, com previsão de término para fevereiro deste ano. Porém, foi vista a necessidade de intervenções em outras partes da escola e, por isso, o Executivo municipal assinou um aditivo de contrato a fim de mencionar essas novas reformas. O termo foi assinado na última quinta-feira (06/02) e prevê que a instituição seja entregue em março ou no segundo semestre do ano.

 

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais