Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Caxias do Sul cria núcleo permanente de educação antirracista para a rede municipal de ensino

por Daniel Lucas Rodrigues

O comitê será chamado de QueRER (Qualificar a Educação para as Relações Étnico-Raciais)

Foto: Wikimedia/EBC/Divulgação

O projeto foi encabeçado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), após diversas reuniões realizadas no mês de agosto. O nome do grupo será QueRER (Qualificar a Educação para as Relações Étnico-Raciais). O comitê terá quatro pessoas para promover, orientar, coordenar e monitorar ações na educação para as relações étnico-raciais nas escolas municipais e de Educação Infantil de Gestão Compartilhada.

O núcleo tem o objetivo de divulgar e produzir conhecimentos, bem como contribuir para a formação de valores e a adoção de atitudes e posturas que eduquem cidadãos quanto à pluralidade étnico-racial. A ideia é promover a interação e negociação de objetivos comuns que garantam a todos e a todas o respeito aos direitos legais, a valorização da identidade, a consolidação da democracia na busca por uma educação antirracista nas escolas de Caxias do Sul.

A Educação das Relações Étnico-Raciais é compreendida enquanto projeto de combate ao racismo e a intolerância às diversidades na sociedade brasileira, assumido como política de Estado no ano de 2003, através de lutas e conquistas do Movimento Negro e de outros grupos. Enquanto projeto, a Educação das Relações Étnico-Raciais contribui substancialmente para a promoção da equidade em nosso país.

Em parceria com a FAPEU - Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária - Programa de Apoio às comunidades indígenas na fase de instalação/Artesanato Mbyá-Guarani BR 116/RS, estão sendo distribuídos kits de artesanatos indígenas dos povos Mbyá Guarani às escolas da Educação Infantil do município.

Clique AQUI e confira a entrevista com a secretária municipal de Educação (Smed) de Caxias do Sul, Sandra Negrini.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais