Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Pousada dos Frades reinaugura instalações com espaço voltado para o turismo

por Denise Furlanetto

Característica histórica do empreendimento, de atender pessoas que estão na cidade a trabalho, segue mantida

A Pousada dos Frades de Garibaldi apresenta sua melhor versão. Depois de uma reforma que começou em 2016, as novas instalações foram apresentadas no final da tarde da última terça-feira, 22/02. A principal mudança é a adequação do espaço para receber também turistas que vêm a Garibaldi a lazer – mesmo assim, a característica histórica do empreendimento, de atender pessoas que estão de passagem na cidade a trabalho, segue mantida.

Os 48 apartamentos foram reformados e divididos por categoria: no primeiro andar os dormitórios são padrão Standard, com finalidade corporativa. Já o segundo andar conta com unidades mais elaboradas, enquanto que os do terceiro andar foram planejados com foco voltado ao turismo. Todos os quartos estão equipados com frigobar, TV e ar-condicionado. No andar térreo, a pousada dispõe de um apartamento completo com acessibilidade, ideal para portadores de necessidades especiais.

Após a reforma, a Pousada dos Frades tem capacidade para hospedar 102 pessoas e estacionamento para 30 veículos, além de um aconchegante ambiente externo de tranquilidade e silêncio em meio à natureza, mesmo estando localizada no coração da cidade.

Há também espaços apropriados para encontros, conferências, retiros e eventos sociais. A casa oferece dois auditórios com ambientes climatizados. Os espaços têm capacidade para 50 e 160 pessoas e contam com equipamento de som completo e datashow, salas para pequenos grupos, antessala para inscrições, local para coffee break, wi-fi livre, capela que acomoda até 100 pessoas, moderna cozinha e refeitório para 110 pessoas.

A reforma

Os trabalhos foram divididos em três etapas, lideradas pelos freis capuchinhos. No ano de 2016, o arquiteto Marcelo Nedeff, de Nova Prata, elaborou o conceito geral do projeto baseado na fraternidade capuchinha, com o objetivo de preservar a história da casa e resgatar a identidade. Nedeff elaborou o projeto e coordenou a reforma do primeiro andar, das áreas sociais, como cozinha, refeitório, sanitários e recepção da pousada, com a supervisão local da arquiteta garibaldense Íris Schimidt. Essa fase encerrou em 2018.

Na segunda etapa, ainda com projeto de Nedeff, foram feitos os novos auditórios. Já na terceira etapa, em 2020, com projeto assinado pela arquiteta Íris, foram reformados os 48 apartamentos. A parte estrutural ficou a cargo do Engenheiro Civil Ricardo Delazzeri, também de Garibaldi.

A reinauguração

O evento de reinauguração contou com a presença de autoridades locais, convidados e imprensa, que foram recebidos pelo Diretor da Pousada, Frei Clemente Dotti, e pelo Gerente, Ademir Antonelli. A cerimônia de reinauguração contou ainda com a presença do Provincial dos Capuchinhos no Rio Grande do Sul, Frei Nilmar Gatto. A benção do prédio foi dada pelo Frei Silvio do Socorro de Almeida Pereira, conselheiro-geral da Ordem dos Frades Capuchinhos, residente em Roma, na Itália. Também se manifestaram a Secretária Municipal de Turismo e Cultura de Garibaldi, Melina Marranquiel Casagrande, e a diretora executiva do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria - Região Uva e Vinho (SEGH), Marcia Ferronato.

“Tínhamos áreas comuns bem estruturadas quando recebemos sugestões para que os quartos passassem por uma readequação. Foi assim que surgiu a ideia de uma reforma ampla. Queremos agradecer a todas as empresas, profissionais e pessoas que colaboraram para que essa obra se tornasse realidade”, disse o Frei Clemente Dotti.

“Sempre esteve no DNA dos frades gerar recursos para sustentar a missão. Como diria São Francisco de Assis, a ociosidade é inimiga da alma. Esse é o objetivo desse investimento: não enriquecer a província, mas dar sustento à missão Capuchinha, já que temos registrado um número de vocações cada vez menor, além do envelhecimento dos Frades. Importante frisar que, a exemplo de outros empreendimentos semelhantes, em Vila Flores e em Porto Alegre, onde os investimentos continuam, damos ênfase à espiritualidade franciscana e queremos que os hóspedes sintam isso”, enfatizou o Frei Nilmar Gatto.

 Um prédio histórico

O então Convento São Francisco de Assis foi construído para abrigar e formar os Frades Franciscanos Capuchinhos do Rio Grande do Sul, local onde chegaram os primeiros frades, em 1896. As atividades, enquanto casa de formação, encerraram na década de 90, mantendo-se nos anos seguintes apenas como lugar destinado a retiros. A pousada começou a funcionar no ano de 2009.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais