Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Fechamento de empregos em Caxias 'não surpreende', avalia economista da CIC

por Ivan Sgarabotto

Município fechou mais de 14 mil postos de trabalho em 2015

Foto: Agência Brasil

O saldo de demissões em Caxias do Sul não surpreende os economistas. A avaliação é da professora Maria Carolina Gullo, que integra a Diretoria de Economia e Finanças da CIC de Caxias. Em 2015, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a cidade fechou 14.171 postos de trabalho. No Rio Grande do Sul, o resultado só não foi pior do que na capital Porto Alegre, onde quase 19 mil vagas de emprego foram perdidas.

Conforme Maria Carolina Gullo, o índice negativo do ano aponta para uma tendência de desindustrialização, tendo em vista que o pior saldo foi o da indústria, que fechou mais de 11 mil postos de trabalho em Caxias. (Acompanhe em áudios)

Sobre a política econômica do governo, Maria Caroina Gullo avalia que a manutenção da taxa de juros em patamar elevado não está sendo suficiente para controlar a inflação. Nesta semana, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu manter a taxa Selic em 14,25% ao ano. Em relação à taxa de inflação, a economista destaca que, neste ano, os produtos industrializados vão puxar o índice para cima, e não mais os alimentos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais