Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Palestrante defende comunicação como ferramenta de sucesso para lideranças empresariais

por Noele Scur
Foto: Júlio Soares/Divulgação

Líderes, acima de tudo, comunicam. Quem se comunica melhor é menos violento, pode ter mais sucesso e ser mais feliz. Com essas considerações, a fonoaudióloga doutora em distúrbios da comunicação, Mara Behlau, palestrou para empresários de Caxias do Sul nesta segunda-feira (11).

Durante reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC), a profissional revelou linguagem de pessoas conhecidas da sociedade como da empresária Luíza Trajano, das lojas Magazine Luíza e Luiz Seabra, primeiro consultor da Natura e de políticos como Luiz Inácio Lula da Silva, mas definiu um personagem como ‘flex’ da comunicação atual. O Papa Francisco apresenta os itens básicos para uma comunicação valiosa. "Ele vê  o que a pergunta precisa e o que interlocutror prefere ouvir para que a mensagem seja melhor transmitida", disse.

No mundo empresarial, os norte-americanos sabem utilizar a ferramenta do feedback com os funcionários oito vezes mais que os brasileiros. "Na hora que o brasileiro fala em dar feedback é para dizer que algo está errado. Na verdade, o feedback pode ser construtivo, desenvolve lideranças", disse.

Mara Behlau não deixou de ressaltar que a comunicação de resultados é a que se expressa de forma simples, mas útil. Simplicidade é o último grau de sofisticação, lembrou a doutora. "Deixe claro o que você deseja e lembre-se: a comunicação em empresas tem como primeira função controlar o comportamento do outro", disse. Mara Behlau é de São Paulo e dirige uma empresa de consultoria e ensino da comunicação humana.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais