Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Abertura da 30ª Mercopar apresenta a feira como impulso na recuperação da economia gaúcha

Baixar Áudio por Daniel Lucas Rodrigues

Evento iniciou oficialmente nesta terça-feira (05/10), nos Pavilhões da Festa da Uva

Foto: Divulgação/Rodrigo Fischer

A 30ª Mercopar foi aberta oficialmente nesta terça-feira (05/10), perto das 14h, nos Pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul. A cerimônia contou com a presença do governador em exercício, delegado Ranolfo Vieira Júnior, do prefeito Adiló Didomenico, do representante da presidência da Assembleia Legislativa (AL-RS), deputado Carlos Búrigo, e demais autoridades e figuras políticas.

Nesta edição, a maior feira de inovação e negócios da América Latina promete ser histórica. Em 2020, se bateu um recorde de R$ 128 milhões de parcerias geradas, com a vinda de 234 expositores. Este ano foi inscrito 347 expositores, um aumento de 67% neste público. Por causa disso há uma expectativa de aumento nas negociações entre o empresariado nos três dias de evento. Cerca de 5 mil reuniões de negócios foram agendadas até o último dia. Em seu pronunciamento, o governador em exercício, Ranolfo Vieira Júnior, destacou que esta Mercopar é vista com esperança para a retomada da economia gaúcha, impactada pela pandemia da Covid-19. As ações do Governo do Estado, segundo ele, vão ao encontro do que propõe a exposição, que seria o desenvolvimento e a competitividade. Isso seria gerado por uma série de privatizações, iniciadas ainda no governo de José Ivo Sartori, mais as propostas pela atual administração. Ele ainda cita o plano de concessões das rodovias do Rio Grande do Sul para a iniciativa privada e a reforma da previdência dos servidores estaduais.

Adiló Didomenico também usou o espaço para mostrar que a administração municipal está alinhada com os propósitos do empresariado gaúcho e nacional. Conforme seu discurso, há uma abertura da cidade ao liberalismo econômico, uma vez que acredita ser passível de corrupção a burocracia do poder público. Uma das ações destacadas será a redução da alíquota do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) para as empresas que investirem em inovação e tecnologia na cidade. O projeto de lei será enviado daqui alguns dias para deliberação na Câmara de Vereadores. Ele finalizou dizendo que a Mercopar vai auxiliar na recuperação da economia gaúcha.

O evento segue os protocolos sanitários contra a Covid-19, nos mesmos moldes do ano passado. Alguns regramentos são a medição de temperatura de todas as pessoas presentes e uso de máscaras permanentes obrigatórios, assim como a inscrição prévia e digital dos participantes, para evitar aglomerações. O fluxo na feira segue controlado, por meio de espaçamentos pré-determinados e sinalizados em adesivagem no piso, com distanciamento mínimo de um metro e circulação em dois sentidos. Assim como em 2020 há a realização de eventos online ao público que não comparecer presencialmente.

A 30ª edição da Mercopar segue até esta quinta-feira (07/10).

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais