Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Abertura oficial da colheita ocorre nesta quinta-feira (01/02), em Caxias do Sul

por Daniel Lucas Rodrigues

15ª edição do evento itinerante tem como base lei municipal e neste ano será realizado em Monte Bérico

Foto: Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA)/Divulgação

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) promove nesta quinta-feira (01º/02), às 16h30min, a Abertura Oficial da Colheita em Caxias do Sul. O local é a propriedade Venturin Uvas Finas Empório Garden, na localidade de Monte Bérico. A Abertura Oficial da Colheita é promovida em parceria com o Sindicato Rural e o Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Caxias do Sul.

O evento é itinerante e tem como base a lei municipal n° 6.848 de 14 de julho de 2008, de autoria do ex-vereador Getúlio Demori. O texto da lei institui anualmente, entre 20 de janeiro e 15 de fevereiro, o dia oficial da Abertura da Colheita em Caxias do Sul. Originalmente, referia-se à colheita de uva. Em 2014 recebeu emenda, passando a abranger todos os cultivos.

Após a cerimônia será realizada uma colheita simbólica nos parreirais da Família Venturin, que sedia o evento pela primeira vez. A propriedade de sete hectares é referência no cultivo protegido (com cobertura plástica), sendo pioneira nesta técnica. As variedades cultivadas no local são Itália, Rubi, Perlona, Benitaka, Clara, Vitória, Niágara, Isabel, Bordô e Lorena.

O Município de Caxias do Sul é destaque na produção agropecuária. A uva é um dos principais cultivos, com cerca de 70 mil toneladas produzidas por ano numa área de 3.800 hectares. Outros destaques são maçã, tomate, frutas de caroço (como pêssego e ameixa), citros e diversas hortaliças. O Município possui 2.750 estabelecimentos rurais ligados à agricultura familiar, o que corresponde a aproximadamente 3.500 famílias na atividade.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais