Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Protocolo para eventos drive-in deve permitir comércio de alimentos e limite de horário das ações, em Caxias

Baixar Áudio por Daniel Lucas Rodrigues

À Tua Rádio São Francisco, a secretária municipal da Cultura forneceu outros detalhes do documento que sairá nesta quarta-feira (22/07)

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Caxias do Sul publicará uma resolução que permite eventos na cidade por meio do sistema de carros, conhecido como drive-in. O documento sairá no Diário Oficial do Município nesta quarta-feira (21/07), mediante restrições sanitárias para prevenir contra a Covid-19 e evitar um contágio entre a população. Entre as normas já divulgadas pelo Executivo municipal (confira aqui), a secretária da Cultura (SMC), Luciane Perez, detalhou para a Tua Rádio São Francisco quais outras constarão na determinação.

Segundo ela, as atividades terão um limite de horário, permitidas até às 22h. Comércio para venda de alimentos e bebidas não alcoólicas também poderá ser efetuado, com apresentação de alvará sanitário. A titular da pasta afirma que a resolução foi planejada observando protocolos para eventos do tipo em outros estados, além de considerar o cinema drive-in, realizado na cidade no mês passado, um teste para adequações ao documento.

Sobre a regra que autoriza até quatro pessoas em um mesmo veículo, a secretária respondeu que o poder público trabalhará em conjunto com os produtores culturais para evitar um possível contágio. Os organizadores terão que possuir uma equipe de apoio para vistoriar os carros, junto com a fiscalização do Município. Luciane conta que já há projetos formalizados na secretaria que vislumbram a utilização de termômetros para aferição da temperatura e distribuição de kits de higiene pessoal.

Até o momento, mais de 10 ações culturais no formato drive-in foram protocoladas na prefeitura. Conforme a pasta, todos os projetos precisam de mudanças, a fim de atender as medidas sanitárias do Município. Luciane explica que o setor cultural demandava por atividades nesse modelo na cidade. A resolução foi montada com apoio de produtores e gestores de outros municípios que realizam essas ações.

A secretária ainda fala que não terá verba pública para auxiliar os eventos, somente com a estrutura de pessoal para fiscalização e segurança da área. O que poderá ser permitido é a cedência de espaços públicos aos organizadores, mas com a obrigatoriedade de que o evento seja beneficente. Ela conta que é vedada a permissão de atividades nesses locais que revertam recursos para a iniciativa privada.

As festividades poderão ser realizadas quando a região de Caxias do Sul estiver na bandeira laranja ou amarela do Modelo de Distanciamento Controlado do governo estadual. Para solicitar o evento, os interessados devem contatar a Secretaria da Cultura pelos telefones 3901-1381, 3901-1388, ramal 224, ou pelo e-mail [email protected].

Clique na aba “Ouvir Notícia” e confira a entrevista completa coma secretária municipal da Cultura (SMC) de Caxias do Sul, Luciane Perez.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais