Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Exibição do Documentário 'Brasil Talian' em Caxias do Sul

por Ivan Sgarabotto

A exibição ocorre na Sala de Cinema Ulysses Geremia, no Centro de Cultura Ordovás, a partir das 19h30min, com entrada franca

Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira, 17, vai ocorrer o lançamento do documentário '“Brasil Talian'”, em Caxias do Sul. O filme é inspirado no inventário realizado entre 2009 e 2010 pelo Instituto Vêneto do Rio Grande do Sul e pela Universidade de Caxias do Sul e traça um panorama desta língua originada das colônias de descendentes de italianos no Brasil. A exibição ocorre na Sala de Cinema Ulysses Geremia, no Centro de Cultura Ordovás, a partir das 19h30min, com entrada franca.
 
"Brasil Talian" foi produzido entre 2011 e 2014, período no qual foram realizadas gravações e registros em várias cidades da Serra Gaúcha - Caxias do Sul, Flores da Cunha, Nova Pádua e Antônio Prado, em colônias de imigrantes no estado do Espírito Santo (Venda Nova do Imigrante e Santa Tereza) e em cidades da Itália (Veneza, Trento, Genova e Vicenza). Através de depoimentos de descendentes de imigrantes de italianos no Brasil e de italianos natos, o filme revela a riqueza do talian como língua de características muito particulares, derivada de dialetos do norte da Itália e que no contexto brasileiro se difere da sua matriz original.

Com direção e roteiro de André Costantin e direção de fotografia e montagem de Daniel Herrera, "Brasil Talian" mostra fragmentos do talian em lindos cenários, viaja pelas montanhas do Brasil e da Itália e ouve, sobretudo, a fala dos nonos e das nonas que aqui se estabeleceram, personagens que melhor registram a memória e a permanência desta língua.

SERVIÇO
Sessão: Quarta-feira, dia 17 de junho, às 19h30min
Local: Sala de Cinema Ulysses Geremia, Centro de Cultura Ordovás
Ingresso: Entrada franca

Ficha técnica: BRASIL TALIAN
Produção executiva e produção na Itália: Fernando Roveda
Roteiro e Direção: André Costantin
Direção de fotografia e montagem: Daniel Herrera
Produção no Brasil: Geni Onzi
Duração: 65 min.
Imagem da capa: estudo realizado a partir da obra realista de Paulo Frade, feito pela pintora Marley Terezinha Pertile, em referência à cultura taliana no Brasil.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais