Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Curso de Dança da UCS promove exibição de documentário sobre dança negra brasileira

por Ivan Sgarabotto

Cine debate será nesta sexta-feira, dia 13, com inscrições gratuitas

Foto: Gustavo Gelmini

O curso de Tecnologia em Dança da Universidade de Caxias do Sul exibe, nesta sexta-feira, dia 13 de maio, às 19h30min, no UCS Cinema, o documentário “Um Filme de Dança”, da diretora carioca Carmen Luz.

O documentário, de 90 minutos, descreve a formação, os articuladores e os protagonistas da dança negra brasileira. Logo após a exibição será realizado um debate sobre a contribuição do negro na produção artística brasileira, com a presença da diretora Carmen Luz, do coreógrafo Daniel Amaro (da Cia. de Dança Afro Daniel Amaro, de Pelotas) e do jornalista e professor da disciplina “Tendências Estéticas Contemporâneas” do curso de Tecnologia em Dança, Carlinhos Santos.

A atividade, que tem como objetivo produzir reflexões sobre a participação e contribuição do negro na produção artística nacional, é aberta e gratuita ao público.

Sinopse

“E os negros? Onde estão os negros? - Eis a pergunta que os brasileiros deveriam se fazer uns aos outros –“. A pergunta de Jean-Paul Sarte e a constatação de Nelson Rodrigues nos anos 60 do século passado ainda ressoa neste Brasil do século XXI. O eco desta pergunta na dança cênica brasileira, foi o ponto de partida para a realização de UM FILME DE DANÇA. Mesclando danças e entrevistas o filme nos mostra a trajetória, o pensamento, o belo e contundente trabalho de alguns dos mais atuantes criadores e criadoras negras e negros de dança de diferentes gerações. Por sua abrangência o filme é um documentário pioneiro na História da Dança brasileira, uma homenagem à perseverança de bailarinas e bailarinos, coreógrafos e coreógrafas. Um tributo ao corpo negro, dono de sua própria dança.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais