Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Museu dos Capuchinhos realiza oficinas voltadas para a capacitação de profissionais

por Alberto Meneguzzi

Oficina de conservação e restauro em papel ocorre nos dias 11, 18 e 25 de abril

inscrições abertas para a Oficina de Conservação e Restauro em Papel, que ocorrerá nos dias 11, 18 e 25 de abril
Foto: Museu dos Capuchinhos

As oficinas promovidas pelo Museu dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul - Muscap, ganham cada vez mais reconhecimento pela diversidade de temas, profissionais envolvidos e por proporcionar capacitação especializada para profissionais que atuam em museus.

Neste momento, o Muscap está com inscrições abertas para a Oficina de Conservação e Restauro em Papel, que ocorrerá nos dias 11, 18 e 25 de abril, das 8h às 12h. A atividade será ministrada pelo diretor do museu, frei Celso Bordignon, que é restaurador, conservador e doutor em Arqueologia Cristã pelo Pontifício Instituto de Arqueologia de Roma. A oficina contempla diagnóstico e documentação dos processos de conservação e restauro; conservação preventiva; conservação curativa: pequenos consertos, exertos, estabilização do suporte; introdução ao restauro: velaturas, tratamentos aquosos. Informações e inscrições podem ser realizadas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (54) 3220.9565. Além desta, está em andamento a Oficina Iluminação de Museus (dias 06, 13 e 27 de abril), ministrado pelo arquiteto Fabio Alexandre Cescon. A turma é composta por professores do curso de graduação em Museologia da UFRGS, arquitetos que trabalham com patrimônio, profissionais de museus e curadores. 

 

O Museu dos Capuchinhos possui cadastro regularizado nos Sistemas Nacional e Estadual de Museus. Tem como missão: “Preservar os acervos e as memórias que contam a história da presença Capuchinha no estado do Rio Grande do Sul e também as particularidades que tornam especial cada Frade Capuchinho”. Funciona numa edificação da década de 1950 (Rua General Mallet, 189 – Bairro Rio Branco, em Caxias do Sul), abrangendo área total de 852 m². No local que funcionou até 1997 o Jornal Correio Riograndense e a Gráfica São Miguel, abriga atualmente Sala de Exposições Temporárias; Biblioteca com Livros Especializados e Obras Raras; Laboratório de Restauro de Papel e Ateliê de Pintura; Arquivo Documental e Reservas Técnicas.

O acervo possui coleções divididas em:

- Coleção Muscap: formada por arte sacra, alfaias e objetos cotidianos provenientes das igrejas, conventos e casas capuchinhas;

- Coleção Documental: arquivo documental formado por documentos textuais e fotografias das Fraternidades e Instituições ligadas aos Capuchinhos no Rio Grande do Sul e também por documentos pessoais de freis falecidos;

- Discoteca: mais de 20.000 provenientes das Rádios Capuchinhas;

- Biblioteca: títulos especializados em Teologia, Filosofia, História da Igreja e da Ordem; Publicações de Frades Capuchinhos, história regional; Obras Raras do século XVI, XVII, XVIII e XIX. O Museu está desenvolvendo o “Projeto Salve um Livro”, que tem como objetivo recuperar e disponibilizar para download 50 livros da Biblioteca de Obras Raras que circularam pelas bibliotecas da Europa e foram trazidas ao Rio Grande do Sul pelos frades no início do século XX.

            O Muscap realiza exposições temporárias com recortes do acervo por temática. O processo de Documentação Museológica utiliza plataforma de última geração capaz de disponibilizar o acesso à pesquisadores de qualquer lugar do mundo através da internet. O Laboratório de Conservação e Restauro está equipado para atender um museu de médio porte, sendo considerado o mais estruturado da região. O Museu atua também com educação patrimonial oferecendo atividades que envolve  escolas e projetos sociais.

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais