Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Exposição fotográfica apresenta retratos que capturam a essência humana, em Caxias

por Ivan Sgarabotto

A mostra é uma coleção de imagens de pessoas que Ilka Filippini registrou no percurso de suas viagens

Foto: Ilka Filippini

Despertar uma reflexão do que aproxima a todos nós como seres humanos. Este é um dos objetivos da exposição fotográfica Retratos da Alma, de Ilka Filippini, com curadoria de Liliane Giordano. Nestas fotos, podemos ver, através dos olhos e dos sorrisos, a essência da vida em cada um – afinal, independente de onde vivemos e das diferentes experiências de vida, padecemos de males e prazeres muito semelhantes. A abertura da exposição ocorre dia 8 de novembro, quarta-feira, às 20h, na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, na Casa da Cultura de Caxias do Sul.

A mostra é uma coleção de imagens de pessoas que Ilka registrou no percurso de suas viagens. São 17 imagens no tamanho 70x100 cm, impressas em tela de algodão tipo Canvas. O material escolhido tem o objetivo de fazer as fotografias se parecem com as telas utilizadas em pintura, aproximando a técnica da obra de arte, bem como as molduras remetem aos quadros clássicos.

A exposição ainda traz cerca de 25 fotografias que revelam o contexto de vida de diferentes pessoas, colocando-as inseridas no seu ambiente. Assim, denota o que há de único em cada ser humano. “O que nos torna únicos, também nos torna iguais, e, através da sensação de identidade, mesmo que em um ínfimo momento e de forma sutil, podemos resgatar a nossa humanidade, irmandade, fraternidade”, ressalta Ilka.

 “Ilka está acostumada a concretude das linhas da Arquitetura – área na qual é graduada. Sensível, porém, seu olhar continua a capturar todas as nuances da vida, dedicando uma atenção especial ao sorriso e ao olhar das pessoas em seus cliques”, afirma a curadora da mostra, a fotógrafa Liliane Giordano.

A mostra estará em cartaz de 9 de novembro a 8 de dezembro de 2017, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 10h às 16h. Retratos da Alma é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura da Prefeitura de Caxias do Sul e da Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima, com apoio da Sala de Fotografia, Arte Quadros, Boscato, Imprezz, Lorigraf e STE.

Serviço:

O quê: abertura da exposição fotográfica Retratos da Alma, de Ilka Filippini

Quando: 8 de novembro de 2017

Horário: 20h

Local: Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, na Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima (Rua Dr. Montaury, 1333 - Centro, Caxias do Sul)

Visitação: de 9 de novembro a 8 de dezembro de 2017, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 10h às 16h.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais