Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Panes em celulares tornam-se cada vez mais comuns

por Camila Agostini

Limpeza de dados pode ajudar, mas as limitações dos sistemas impedem alguns ajustes

Foto: Márcio Frozza / rdalvorada

Na era HI-Tech, o culto a tecnologia transformou as relações sociais e os hábitos da população. O uso de celular se popularizou rapidamente e o acesso ao aparelho é cada vez mais facilitado. Os smartphones e seus sistemas ganham ajustes de layout e capacidade de armazenamento. Assim, a indústria faz nascer novos mercados especializados para solucionar quaisquer problemas atrelados às chamadas “panes” que aterrorizam o usuários. “Celular travado é o que não falta”, diz o técnico em eletrônica, Altair Luís Tesser.

Segundo Tesser, muitas vezes, apesar de realizados, a limpeza e o descarte de arquivos não são operados de forma correta. “Isso acarreta em problemas para a memória do aparelho, sobrecarrega o sistema. Junto a isso, ainda há os vírus que se instalam no aparelho e ficam rodando em segundo plano. São defeitos gerados pelo excesso de conteúdo”, alerta o técnico. Nem sempre o uso de cartões de memória externa são viáveis, tendo em vista os recursos limitados de alguns sistemas, complementa Tesser.

Entre os problemas mais frequentes estão as quedas, acidentes com água - inclusive em vasos sanitários - saturação de memória, acesso a sites não recomendados e perda de dados. A dica é buscar informações sobre como proceder para evitar danos maiores  – ouça a entrevista no player de áudio.Tesser alerta, ainda, que as atualizações permitem aos smartphones condições de gerenciar melhor arquivos, aplicativos, fotos e vídeos, mas também trazem como consequência, a sobrecarga do aparelho. Uma estratégia dos fabricantes para fomentar o consumo.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais