Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Estudantes criam vaso de planta que recarrega celular

por Henri Jorge Neres

O projeto baseia-se numa bateria biológica contendo microorganismos capazes de quebrar os elementos biológicos 'residuais'

Foto: Divulgação

Três estudantes de engenharia da Universidade Autônoma de Barcelona e da Ramón Llull desenvolveram a Bioo Lite, um vaso de planta capaz de recarregar o celular. O projeto baseia-se numa bateria biológica contendo microorganismos capazes de quebrar os elementos biológicos “residuais” gerados pela fotossíntese da planta e transformá-los em energia.

A bateria Instalada no fundo do vaso, é ativada quando entra em contato com a água e a solução orgânica residual, então a energia gerada é armazenada em um circuito eletrônico. Utilizando uma porta USB é possível conectar o aparelho que você deseja carregar ao Bioo Lite. Segundo seus criadores, o vaso pode proporcionar de duas a três cargas completas todos os dias, durante cinco anos.

Os estudantes lançaram um protótipo do produto e tentam viabilizá-lo comercialmente através do site de startups Indiegogo. A um mês do final da campanha, a empreitada já ultrapassou a casa de 30 mil euros, o dobro da meta desejada. Os estudantes querem ampliar o projeto, com a criação de sistemas para uso em um jardim inteiro, a fim de gerar energia para outros usos domésticos.

Veja no vídeo abaixo!

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais