Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Dispositivo auxilia leitura de pessoas com baixa visão

por Eduardo Borile Junior

Pessoas consideradas cegas conseguem ler graças a câmera vestível

O Dr. Leonard Rosenfeld utiliza o dispositivo
Foto: OrCam | Divulgação

Na contramão de projeções futurísticas apocalípticas que exploram os danos causados pelo uso da tecnologia, um recente estudo apresentado pela Academia de Oftalmologia norte-americana aliou câmeras vestíveis (com reconhecimento de face e de escrita) a deficientes visuais ou pessoas legalmente cegas e/ou com baixa visão. O resultado: os deficientes visuais voltaram a enxergar letras e, consequentemente, conseguir ler novamente.

Conforme a pesquisa, os participantes que passaram a utilizar os dispositivos mais do que triplicaram a precisão em atividades onde era necessário utilizar a leitura. A avaliação foi feita com uso da câmera OrCam MyEye, que é montada em um par de óculos e conta com fones de ouvido embutidos. O acessório detecta caracteres facilitando a leitura de textos. Somando-se a isso, o sistema reconhece a face das pessoas para quem o portador está olhando, informando sobre a identidade dela.

O dispositivo foi lançado em 2015, mas esse foi o primeiro estudo a medir quais os efeitos reais do produto no dia-a-dia das pessoas. De acordo com a empresa responsável pela câmera, o equipamento também pode ser usado para ajudar pessoas que problemas como dislexia (distúrbio que dificulta a leitura).  Os cientistas planejam realizar novos estudos objetivando expandir os resultados da pesquisa.

O que você achou desse equipamento? Confira o vídeo com o funcionamento dele e comente, abaixo.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais