Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Estudantes caxienses participam de torneio de robótica com projeto que visa melhorar mobilidade no trânsito

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

A equipe Tecnoway, da Rede Caminho do Saber, participa da etapa nacional do Torneio de Robótica First Lego League de 06 a 08 deste mês, em São Paulo

Foto: Divulgação / Fabiano Scholl

Uma equipe de estudantes da Rede Caminho do Saber embarca nesta quinta-feira (05) para participar de um Torneio de Robótica em São Paulo. São sete adolescentes que integram a equipe Tecnoway e que vão apresentar um projeto desenvolvido para melhorar a mobilidade no trânsito de Caxias do Sul, como explica a técnica do time, Alexandra Valença Colvara: “Eles verificaram que existe a questão do trânsito na área central de Caxias do Sul e acaba sendo muito difícil de conseguir estacionamento. Então, eles desenvolveram um sistema que vai identificar se tem a vaga livre ou não, na área central, e a pessoa pode consultar até mesmo antes de sair de casa se tem essa vaga disponível ou pra evitar o trânsito desnecessário”.

Alexandra também destaca que a intenção é fazer com que esse sistema seja colocado em prática em Caxias do Sul a partir de parcerias com entidades, empresas e/ou Poder Público. Por isso, na última segunda-feira (02), a equipe também apresentou o projeto para integrantes do MOBI Caxias: “Eles já sugeriram algumas melhorias que a gente pode pensar, por exemplo, que esse nosso sistema converse com as câmeras de segurança da área central. E estamos vendo essa possibilidade de implementar o projeto e iniciar a melhoria por Caxias do Sul”.  

O projeto da Tecnoway disputa a etapa nacional do Torneio de Robótica First Lego League (FLL) e a ideia segue o tema da competição deste ano, que é “Cidades Inteligentes”. Os melhores times selecionados na etapa nacional do FLL participam dos torneios mundiais. “Dentro do torneio existem vagas para os internacionais na Grécia, Houston ou Austrália. Então a gente vai para concorrer e tentar alguma vaga para algum internacional”.

A Caminho do Saber já participou das etapas mundiais do torneio, em 2017 na Austrália; e em 2019, no Uruguai. Além disso, o projeto também recebeu indicação para o Global Innovation Award, um prêmio que faz parte do Torneio FLL.

Ouça a entrevista completa AQUI.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais