Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Campanha arrecada doações para tratamento experimental de menino caxiense nos EUA

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

Alexandre Scotti Bressan, de apenas dois anos, tem uma doença genética rara. Tratamento experimental é única esperança da família

Foto: Divulgação / Melisa Boz

Há cinco meses, os caxienses Aline Scotti e Ademir Bressan deixaram o Brasil rumo aos Estados Unidos com uma esperança: dar uma vida melhor para seu filho Alexandre Scotti Bressan. O menino, de apenas dois anos, foi diagnosticado em junho do ano passado com leucodistrofia metacromática (LDM). Conforme explica Aline, a LDM como é chamada, é uma doença rara, por isso, de difícil diagnóstico: “Ela é uma doença genética. Ela não aparece nos testes iniciais, é preciso ser feito um teste mais aprimorado que se chama teste da bochechinha. A expectativa de vida é muito pequena porque falta uma enzima pra ele, a arilsulfatase A. A falta dessa enzima vai danificando o cérebro e inicia pela questão motora, por isso então que um dos primeiros sintomas que a gente percebeu foi que ele não conseguiu caminhar sem apoio”.     

Após receberem a constatação da doença, Aline e Ademir ouviram de médicos aqui do Brasil que não havia tratamento disponível para a LDM e que Alexandre teria uma expectativa de vida de quatro a cinco anos. Inconformados com a resposta, começaram a pesquisar alternativas e encontraram na internet que um tratamento experimental para a doença estava sendo realizado em um laboratório localizado em Pittsburgh, no estado da Pensilvânia, nos EUA. Foi então que toda a família partiu, em busca de uma melhora para Alexandre, mesmo sem ter resultados garantidos: “Então, a gente não tem certeza ainda dos resultados e por ser um tratamento experimental, eles também não falam pra nós os resultados. Ele faz a cada quinze dias exames de sangue e ressonâncias ele já fez duas aqui. Essa parte que se refere à pesquisa, nós não pagamos, o problema são as outras coisas que ele precisa e que a pesquisa não paga”.  

Hoje, Aline, Ademir e Alexandre estão morando na Ronald Mc Donald House, uma casa de caridade que fica no mesmo prédio do hospital onde o filho do casal recebe acompanhamento. Como ela explicou, apenas o tratamento/pesquisa é custeado pela instituição e há diversos outros gastos com os tratamentos de Alexandre que não estão inclusos. Conforme Aline, fisioterapia, fonoaudiologia, aplicação de botox e a manutenção de uma gastrostomia são fundamentais para a melhora da saúde do filho. Porém, como Aline e Ademir estão com visto provisório, eles não podem trabalhar nos EUA.

Foi a partir daí que uma corrente de solidariedade se formou lá mesmo, a partir de um núcleo de brasileiros que residem em Pittsburgh e que resolveram criar formas de arrecadar fundos para o casal e para o tratamento de Alexandre. “Foram meus amigos aqui que abriram essa campanha e que fizeram o vídeo que teve uma repercussão que eu nem imaginava, contando a minha história, a história de luta do meu filho”, revelou Aline.

São diversas as formas de ajudar: por depósitos no Banco do Brasil ou Citizens Bank, e ainda nas plataformas GoFundMe e PayPal. Mas, a preferência da família são os depósitos no Banco do Brasil, pois é a forma que acarreta menos impostos já que é necessária a conversão da moeda.

Aline se mostra muito grata pela ajuda financeira, mas salienta que o apoio e oração das pessoas também são fundamentais: “E quero agradecer a todas as doações, todas as orações e todas as mensagens que a gente tem recebido. Eu peço também que, além das doações, todos ponham Alexandre nas suas orações, pois precisamos de um milagre na nossa vida”. Ouça a entrevista completa AQUI.

 

Confira como ajudar:

- Banco do Brasil
Ag.: 5671-5
Poupança: 30458-1
CPF: 593727700-78
Ademir Bressan
 

- Citizens Bank
R: 036076150
A: 6267-192276
 

- GoFundMe
Acesse aqui.


- PayPal
[email protected]
Acesse aqui.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais