Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Centro de Atendimento ao Migrante recebeu 2 mil imigrantes no primeiro semestre de 2019

Baixar Áudio por Rodrigo Fischer

Dados abrangem a região da Serra Gaúcha, que acolheu pessoas, em sua maioria, naturais do Haiti, de Senegal e da Venezuela

Foto: Divulgação

No Brasil, o Dia do Imigrante é comemorado em 25 de junho. Atualmente, o país acolhe 1,1 milhão de pessoas nessa situação, além de sete mil refugiados, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Números da Organização das Nações Unidas (ONU) mostram que, em 2018, o Brasil recebeu cerca de 80 mil novos pedidos de refúgio, dobrando o número de solicitações realizadas em 2017, o que o torna o sexto país no mundo com pedidos do tipo.

Essas situações refletem no cotidiano da população da Serra Gaúcha. Em entrevista, a gestora social do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM) de Caxias do Sul, Juliana Camelo, colocou que a entidade atendeu, em média, dois mil novos imigrantes, no primeiro semestre de 2019. A região recebe, em sua maioria, pessoas naturais do Haiti, de Senegal e da Venezuela.

Juliana detalhou as maiores dificuldades de quem vem para a região da Serra Gaúcha. Segundo ela, os maiores obstáculos se concentram na regularização imigratória, no aprendizado da língua portuguesa e na inclusão ao mundo do trabalho.

Ela ainda destacou as principais ações realizadas pelo centro em favor do imigrante. “Temos feito atendimento com advogado, que resolve toda essa questão de regularização migratória. Também temos uma interface com diversas políticas públicas para permitir o acesso aos serviços básicos, como saúde, educação e assistência social”, ressaltou Juliana.

Desde 2012, O Centro de Atendimento ao Migrante (CAM) presta auxílio para pessoas vindas de outros países, na Serra Gaúcha. Isso ocorre por conta do grande fluxo imigratório de haitianos e senegaleses para a região, ocorrido nessa época.

(Ouça a notícia abaixo do título).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais