Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Ministério Público presta homenagem aos promotores que atuaram no Caso Bernardo

por Camila Agostini

Silvia Jappe, Bruno Bonamente e Ederson Vieira receberam o reconhecimento

Os promotores de Justiça, Bruno Bonamente e Ederson Vieira, e a promotora, Silvia Jappe, receberam, na manhã de sexta-feira, 22/03, o reconhecimento do Ministério Público ao trabalho realizado durante o processo e julgamento do Caso Bernardo. Em encontro com membros da Administração Superior e da Associação do Ministério Público, na sede Institucional do MP, em Porto Alegre, os três foram homenageados com Voto de Louvor pela “dedicação e eficiência em sua atuação no Tribunal do Júri, demonstrando elevado comprometimento com a justiça e contribuindo de forma significativa para o prestígio do Ministério Público do Rio Grande do Sul”.

Antes da entrega formal da homenagem, o procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, destacou que os promotores atuaram como uma equipe perfeitamente afinada durante o julgamento, reforçando a imagem de todo Ministério Público. “A atuação de vocês, independentemente do resultado, elevou o Ministério Público, pela qualidade técnica que demonstraram e, especialmente, pela perfeita integração entre os três. A força que adquirimos quando atuamos em equipe ficou evidenciada pela postura de vocês, pela forma que conduziram o trabalho, antes e durante o Tribunal do Júri. Somos um único MP, e essa consciência é fundamental para que possamos avançar como instituição. A consciência de que quando você tem êxito em um processo de tamanha envergadura, todo o Ministério Público ganha”, disse o PGJ. Ressaltou, ainda, o papel de cada um dos promotores em todo o processo, e dos demais membros e servidores que deram suporte ao trabalho em Três Passos, lembrando do Grupo de Apoio aos Promotores de Justiça com atuação no Tribunal do Júri, instituído em 2018, e através do qual foi realizada a designação do promotor de Justiça de Lajeado, Ederson Vieira, para atuar no julgamento ao lado do promotor natural da Comarca, Bruno Bonamente, e da promotora Silvia Jappe, única que acompanhou o caso desde a fase inicial.

O promotor titular da Comarca de Três Passos, Bruno Bonamente, fez questão de citar todos os membros e servidores do MP que contribuíram para a condenação dos quatro réus, agradecendo o apoio incondicional da Administração Superior e o reconhecimento formalizado pelo Voto de Louvor concedido. “Queria agradecer pela confiança da Administração que, apesar da minha pouca experiência, me permitiu conduzir este trabalho e participar da escolha dos integrantes da equipe que atuou no júri. Humildemente reforço aqui meu sentimento de gratidão e de dever cumprido”, falou ele.

A Comarca de Três Passos foi a primeira da promotora Silvia Jappe, que ainda não havia assumido oficialmente o cargo quando o corpo do menino foi encontrado. “Quando assumi e comecei a atuar no caso tudo era novo e tão desafiador, porque minha experiência anterior era na área cível, como assessora no Judiciário. Passados cinco anos, percebo que mesmo os promotores mais experientes seriam surpreendidos e desafiados ao atuarem neste processo, que é singular em vários aspectos”, ressaltou. Disse ainda que, além de experiência, o trabalho realizado renovou sua vontade de atuar como promotora de Justiça e de fazer a diferença para sociedade.

Por fim, o mais experiente dos três, promotor de Lajeado Edson Vieira, disse que sua designação para atuar no júri do Caso Bernardo foi o maior presente que recebeu em sua carreira. “Quando comecei a me preparar para o júri, mesmo atuando em três Promotorias, eu não via a hora de voltar pra casa e começar a estudar o processo”, revelou. O promotor disse também que o apoio da Administração foi essencial. “Enfrentamos toda a complexidade deste caso e a pressão da opinião pública, cientes de que, se fizéssemos a nossa parte, o trabalho para o qual fomos escolhidos, teríamos cumprido nossa missão”, disse.

Com informações extraídas de: https://www.mprs.mp.br/noticias/48759/ às 11h09, de 24/03/2019

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais